Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Benefícios da vitamina B12 para saúde

Benefícios da vitamina B12 para saúdeTambém denominada cobalamina, a vitamina B12 é lipossolúvel e possui uma estrutura química muito mais complexa do que as outras vitaminas

Além de ser a única que contém o mineral cobalto em sua composição, a vitamina B12 não pode ser fabricada por nenhuma planta ou animal, apenas por alguns micro-organismos como as bactérias, presentes em certos alimentos de origem animal como carnes vermelhas, principalmente o fígado, frango, peixes, ovos e produtos lácteos.

A B12 é de difícil produção e absorção, mas é de fundamental importância para o metabolismo e oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Benefícios da vitamina B12

Papel na formação das células vermelhas do sangue
A vitamina B12 é fundamental para a formação, integridade e maturação das hemácias, as células vermelhas do sangue.

Necessário para o sistema nervoso central
Este nutriente é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Quando a vitamina B12 está ausente, a mielina que recobre os nervos sofre um desgaste denominado desmielinização, processo que ocorre nos neurônios de nervos periféricos e naqueles da substância branca do cérebro. Prevenção da anemia megaloblástic A anemia megaloblástica carateriza-se pelo tamanho anormal, imaturidade das hemácias, diminuição de leucócitos e plaquetas. Por auxiliar na formação das células vermelhas do sangue, as hemácias, a vitamina B12 também pode prevenir a anemia megaloblástica.

Importância para o DNA
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Linus Pauling Institute of Oregon State University, nos Estados Unidos, a ingestão de vitamina B12 reduz o risco de quebras nos cromossomos que possam causar danos no DNA. Os danos causados ao DNA é um dos fatores de risco para doenças como o câncer.

Prevenção da depressão
De acordo com uma pesquisa publicada no The American Journal of Psychiatry, o consumo de boas quantidades de vitamina B12 diminui o risco do desenvolvimento da depressão

Boa para os idosos
A vitamina B12 é boa para os idosos por dois motivos: o nutriente é essencial para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso; e, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, Inglaterra, os idosos que receberam suplementação de vitaminas B12, B6 e ácido fólico apresentaram menor encolhimento do cérebro no decorrer do tempo da pesquisa. Este encolhimento do órgão levaria à redução de certas funções cognitivas, como a memória.

Fontes de vitamina B12
A vitamina B12 está presente nos alimentos de origem animal, principalmente nos peixes como salmão, truta e atum, além da carne de porco, leite e derivados, fígado, ovos e ostras.

A deficiência de vitamina B12 pode causar diversos problemas de saúde, como lesões irreversíveis no sistema nervoso, devido à morte dos neurônios. Consequentemente, surgirão neuropatias que apresentam sintomas como o formigamento das pernas, queimação na sola dos pés, dificuldade para andar e incontinência urinária.

Alguns sintomas da falta desta vitamina no organismo são: fraqueza, cansaço ou tonturas, pele pálida, anemia, falta de concentração, formigamento nos pés, paranoia e alucinações, língua inchada e inflamada, falhas na memória e diarreia ou prisão de ventre.

Foto: Reprodução/Fontes de Vitamina B12

Remédio Caseiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário