Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Relatório da OMS pede ações urgentes contra tuberculose no mundo

OMS estima que 450 mil pessoas ficaram doentes com MDR-TB em 2012
Foto: WHO/D. Rochkind
OMS estima que 450 mil pessoas ficaram doentes com
MDR-TB em 2012
O Relatório Global da Tuberculose 2013, divulgado nesta quarta-feira, pede maior ação na detecção e tratamento da doença
 
O programa de tratamento da tuberculose (TB) salvou a vida de mais de 22 milhões de pessoas, de acordo com o "Relatório Global da Tuberculose 2013" publicado nesta quarta-feira (23) pela OMS. O relatório também revela que o número de pessoas doentes com tuberculose caiu em 2012 para 8,6 milhões, com 1,3 milhões de mortes a menos que no relatório anterior.

Segundo a OMS, os novos dados confirmam que o mundo está no caminho para atingir as metas de  Desenvolvimento do Milênio, para 2015, que tem como objetivo reverter a incidência da tuberculose, além de reduzir em 50% a taxa de mortalidade em comparação com 1990.

A "Contagem Regressiva para 2015", suplemento especial que acompanha o relatório atual, fornece todas as informações sobre o andamento das metas internacionais de tuberculose. O relatório destaca a necessidade de um salto qualitativo no atendimento e controle da TB, que só pode ser alcançado se dois grandes desafios forem solucionados. No primeiro caso, cerca de três milhões de pessoas (uma em cada três pessoas que adoeceram com tuberculose) estão sendo ignoradas pelos sistemas de saúde. Por outro lado, a resposta na detecção e tratamento dos pacientes que adquirem a forma multi-resistente da doença (MDR-TB) é inadequada.

Segundo Mario Raviglione, diretor do Programa Global contra tuberculose da OMS, muitas pessoas ainda não têm acesso aos cuidados necessários. Estes pacientes não são diagnosticados ou tratados. Cerca de 75% dos três milhões de casos não computados pelos sistemas de saúde estão em apenas 12 países.

A OMS estima que 450 mil pessoas ficaram doentes com MDR-TB em 2012. China, Índia e Rússia têm o maior peso da MDR-TB seguidas por outros 24 países. Embora o número de pessoas detectadas em todo o mundo com testes rápidos de diagnóstico aumentou mais de 40% para 94 mil em 2012, três em cada quatro casos de MDR-TB ainda permanecem sem diagnóstico. Ainda mais preocupante, cerca de 16 mil casos de MDR-TB notificados à OMS em 2012 não foram colocados em tratamento, com longas listas de espera. Além disso, muitos países não estão conseguindo melhorar as taxas de cura, devido a uma falta de capacidade do serviço e escassez de recursos humanos.

A demanda não atendida por uma resposta em grande escala e de qualidade para tuberculose multi-resistente é uma verdadeira crise de saúde pública, diz Raviglione. "É inaceitável que o aumento do acesso ao diagnóstico não seja acompanhado por um maior acesso aos cuidados de MDR-TB. Temos pacientes diagnosticados que não recebem medicamentos suficientes ou pessoas treinadas para tratá-los."

Outro desafio identificado diz respeito aos casos de tuberculose em pacientes com HIV. Embora tenha havido progressos significativos na última década, menos de 60% destes pacientes estavam recebendo drogas antirretrovirais em 2012.
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário