Imagem: HBP Objetivo das pesquisas é desenvolver uma tecnologia que simule o funcionamento do cérebro humano |
Dez anos e 135 instituições de pesquisas envolvidas. Estes são os números do estudo que pretende criar um "cérebro digital", o Human Brain Project (HBP).
O objetivo das pesquisas é desenvolver uma tecnologia que simule o funcionamento do cérebro humano a partir de um banco de dados que reunirá milhares de estudos de neurociência.
De acordo com os responsáveis pelos estudos, as tecnologias atuais não são suficientes para simular funções cerebrais complexas. Eles acreditam que, em dez anos, os supercomputadores terão condições suficientes para criar uma primeira simulação do cérebro humano, com grande capacidade de processamento e memória.
O novo projeto já está sendo comparado no campo da neurociência, com o Projeto Genoma Humano, que envolveu milhares de cientistas para sequenciar o código genético humano. Um trabalho de mais de uma década.
Orçado em cerca de US$ 1,6 bilhão, o HBP não se propõe a mapear todo o cérebro humano como fez o Projeto Genoma. "Devemos começar a compreender o que torna o cérebro humano único, os mecanismos básicos por trás da cognição e do comportamento, e como diagnosticar objetivamente doenças cerebrais", disse Henry Markram, diretor do HBP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário