Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Coração grande: falta de ar e tonturas são os principais sintomas

Cardiomegalia reduz a força do órgão, que não bombeia sangue suficiente 

Por Dr. Bruno Valdigem 

Cardiomegalia significa que o coração esta maior que o normal. Nesse caso, coração grande não é elogio! Quando esse órgão aumenta de tamanho, ele perde força. As fibras ficam estiradas e com o tempo, a pessoa sente sintomas de insuficiência cardíaca (incapacidade de o coração bombear sangue oxigenado suficiente para as necessidades de cada situação).

 Quanto pior a função, maior a probabilidade de arritmia cardíaca, morte súbita e cansaço aos esforços. Alguns sinais como desmaios, insuficiência renal associada, taquicardias ventriculares em exame de holter e baixa capacidade aeróbica marcam um grupo de pessoas onde existe maior probabilidade de complicações.

 
 
Um meio de quantificar o grau de insuficiência cardíaca é uma escala chamada classe funcional da New York Heart Association, que possui itens do I ao IV: 

- Classe funcional I: cansaço apenas para esforços intensos

- Classe funcional II: cansaço para esforços moderados

- Classe funcional III: cansaço em esforços pequenos

- Classe funcional IV: cansaço com mínimo esforço, como escovar os dentes e se pentear, ou repouso.

Ao surgirem os primeiros sintomas, é muito importante entrar em contato com um médico e procurar um pronto atendimento. A atenção é redobrada para aquelas pessoas que possuem os fatores de risco para complicações já citados. 

Como é feito um transplante de coração?


Os sintomas mais comuns são: 

- Cansaço

- Tonturas

- Falta de ar no esforço ou mesmo em repouso

- Palpitações e desmaios são comuns e podem significar piora do problema

- Edema (inchaço) nas pernas

- Sensação de satisfação mesmo comendo pouco ("empanzinamento")

- Tosse seca em especial à noite

- Dificuldade de dormir por falta de ar ou ser acordado de noite por falta de ar significa que a função esta piorando ou você está retendo líquidos.

Não se deve deixar os cuidados com o coração de lado. Preste atenção aos sintomas principais e marque uma consulta médica se suspeita que seu coração esteja maior do que o normal.

Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário