Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TOTVS faz parceria para que receitas sejam prescritas eletronicamente

Empresa firma aliança com RXCO do Brasil e amplia funcionalidade do seu software médico com Prescrição Digital

Com o objetivo de auxiliar os profissionais na emissão das suas receitas médicas, a TOTVS acaba de fechar parceria com a empresa RXCO do Brasil. Com esta parceria, o software TOTVS Série 1 Saúde, passa a contar com a nova funcionalidade Prescrição Digital.

De acordo com a empresa, por meio do novo recurso, uma receita médica pode ser gerada em apenas alguns segundos. E informa que em pouco cliques, o médico encontra com facilidade as informações necessárias em uma base com 18 mil produtos e medicamentos cadastrados, incluindo nomes comerciais e genéricos.

Segundo o diretor de estratégia de software da TOTVS, com esta parceria a empresa visa facilitar a rotina dos mais de 37 mil médicos que utilizam o TOTVS Série 1 Saúde mais fácil e ainda disponibilizando um recurso que integra todo o processo de tratamento dos pacientes. O mais importante é o benefício deste produto para o paciente, que terá a certeza de comprar o remédio prescrito pelo médico, evitando possíveis risco para sua saúde”, destaca.

Além disso, a nova função dispõe de um mecanismo de busca inteligente, bastando o médico digitar as três ou quatro primeiras letras do nome do medicamento ou seu princípio ativo, que o programa informa os genéricos por laboratório, além de sinalizar os produtos subsidiados e pertencentes ao programa Farmácia Popular, do Governo Federal. Todo o software foi desenvolvido de acordo com as legislações vigentes e em conformidade com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

A Prescrição Digital além de agilizar a confecção das receitas, permite ao médico acompanhar os tratamentos por ele demandados, monitorando se o paciente comprou ou não o medicamento receitado e, ainda, saber qual farmácia forneceu o produto. Desta forma, o médico passa a ter em seu banco de dados uma cópia digital de todas as prescrições e o controle delas, localizando-as facilmente pelos nomes dos pacientes

Receitas ilegíveis
Um estudo realizado pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que 61% dos erros de medicação em hospitais norte-americanos ocorreram por causa de receitas ilegíveis, causando graves problemas aos pacientes. Para amenizar os riscos, os estudiosos apontaram que bastariam os médicos adotarem a receita computadorizada.

No Brasil, algumas iniciativas, neste sentido, também estão sendo adotadas também, como a aplicação de multas de até R$ 2 mil aos médicos no Paraná, que prescreverem receitas com letras ilegíveis. Além disso, o governo do Distrito Federal tem se esforçado em aplicar uma lei obrigando que todas as receitas, feitas por médicos e dentistas, sejam informatizadas.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário