Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Negociando na Área Regulatória

O processo de negociação sempre pressupõe duas premissas: emissão e recepção. Para que se possa desenvolver um bom processo de negociação, as partes devem estar dispostas, munidas de boa vontade, conhecimento sobre o assunto e o ato em si permeado pelo princípio da boa fé. Dito isto, os profissionais da área regulatória que geralmente são vistos nas suas estruturas como profissionais isolados que fazem aquilo que muitos não entendem ou simplesmente não se habilitam a fazer, devem atuar como exímios negociadores internos e externos.

No âmbito interno, a área regulatória toca diversas outros departamentos, indo desde a engenharia e projetos até o jurídico, na busca das mais diversas informações e documentos que deverão compor os processos de regularização, registro e qualidade. No âmbito externo, cabe ao profissional regulatório estabelecer os vínculos com as diversas autoridades com as quais deve ser relacionar no dia a dia, visando facilitar o acesso às mesmas e abrir canais de comunicação claros e desobstruídos. Em outras palavras, o profissional regulatório deve ser o representante da empresa frente às autoridades da área.

Outro aspecto que deve permear um bom processo de negociação é a transparência, objetividade e clareza das informações que transitam no canal de comunicação, o que, do lado das autoridades, nem sempre é um fato.

Não raramente, os Agentes Regulados recebem respostas evasivas, pouco claras e nada objetivas, o que leva a um endurecimento no processo, muitas vezes representado pela judicialização do tema tratado. Enfim, o Profissional Regulatório também deve buscar desenvolver as suas habilidades de negociação e as empresas, por sua vez, investir até mesmo em treinamentos e processos educativos que levem esses profissionais a um patamar de excelência que permita que o regulatório ande em sincronia com toda a estratégia desenvolvida pela organização, uma vez que esta atue na área regulada.

Por Roberto Latini

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário