Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Fissura anal causa dor cortante durante a evacuação, mas possui tratamento

http://www.colorretal.com.br/wp-content/uploads/2013/10/fissura-anal.pngProblema geralmente é causado por fezes endurecidas ou como uma complicação de outras doenças 

Por Dr. João Duda

A fissura anal é uma doença frequente, que se caracteriza por uma descontinuidade ("ferida") do epitélio que reveste o canal anal e/ou a margem anal. Pode ser aguda ou crônica, sendo que na primeira o ?corte? tende a ser superficial, com bordos sem fibrose, normalmente com menor tempo de evolução. Na fissura anal crônica, a ferida torna-se uma úlcera facilmente reconhecível pelo médico especialista, com fibrose e enduramento dos bordos, plicoma sentinela (pele sobressalente na margem anal), com maior tempo de evolução.

Essa doença acomete igualmente a homens e mulheres, e numa população mais jovem (média de 38 anos). Quase sempre há uma fissura apenas, mas alguns pacientes se apresentam com duas.

O principal fator causador da fissura é um traumatismo (ferimento) na região anal, quase sempre por fezes endurecidas, que durante sua evacuação causam uma lesão no canal anal. Um quadro diarreico intenso, bem como a prática de sexo anal, podem também ser causas de mais de 90% dos casos. Outras causas menos frequentes se devem a doenças específicas, secundárias a Doença de Crohn, sífilis, tuberculose, herpes, câncer, etc. 

Como saber se eu tenho uma fissura anal?
A dor é o principal sintoma. Tende a ser severa, e pior na manifestação aguda, como se algo estivesse arranhando, cortando ao evacuar, e persistindo após a defecação. Quase sempre há sangramento, que vai se reduzindo à medida que vai se tornando crônica. Ao se tornar crônica, gera uma hipertrofia da pele na borda do ânus onde se encerra a ferida, chamado plicoma. As pessoas tendem a fazer nesse momento confusão com hemorroidas, pois entendem ser o plicoma uma hemorroida, bem como acreditam ser a pele a causadora da dor. Na verdade a dor se deve à fissura em si.  

Buscando tratamento 
O tratamento da fissura anal tende a ser difícil e trabalhoso, tanto para o paciente quanto para o médico. Isso porque tanto o tratamento clínico como o cirúrgico possuem falhas e costuma haver demora para que haja a cicatrização da fissura. A primeira medida a ser tomada é a tentativa de tratamento clínico (conservador). Esse consiste em manter uma boa função intestinal, com fibras e emolientes fecais, banhos de assento com água morna e medicamentos de uso tópico, como o diltiazem 2% e a nifedipina 0,3%. 

O índice de sucesso é de até 70% com oito semanas de tratamento, ou seja, nem sempre há resolução e o tempo de tratamento é longo. Além disso, o índice de recorrência é de 30%. Outra opção conservadora é a injeção de toxina botulínica, com taxas de cicatrização em torno de 75%. Sua desvantagem é o custo elevado. Os estudos demonstram haver menor índice de cicatrização com o tratamento clínico do que com o cirúrgico.

Leia também:

Hemorróidas

Remédios antigos - Tratamento de hemorróidas

Saiba mais sobre: Como evitar o intestino preguiçoso


O tratamento cirúrgico, realizado mais frequentemente nos casos de insucesso com o tratamento clínico, consiste na esfincterotomia lateral interna (incisão parcial no esfíncter anal interno) e excisão do plicoma. Proporciona redução da hipertonia e com isso, melhora-se a irrigação sanguínea da fissura, favorecendo sua cicatrização. Este é o tratamento "padrão ouro", com cicatrização em mais de 90% dos casos, mas que tem com complicação incontinência em 5% dos casos. Esta tende a regredir com o tempo. Outra opção cirúrgica é a remoção da fissura e recobrir o seu local com rotação de um retalho cutâneo-mucoso.

Portanto, visite um coloproctologista quando estiver com dor anal e sangramento. O médico poderá fazer um diagnóstico correto e em caso de fissura anal, iniciar seu tratamento o mais breve. Fissura anal é uma doença difícil, onde o tratamento clínico nem sempre é capaz de resolver. Quanto antes tratar, maiores são as chances de sucesso. 

Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário