Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Uso de produtos de beleza pode prejudicar a saúde das crianças

Uso de produtos de beleza pode prejudicar a saúde das crianças TK Helena/Agencia RBS
Foto: TK Helena / Agencia RBS
A pele das meninas ainda não tem uma barreira de defesa completa
Segundo dermatologista, maquiagens podem facilitar surgimento de dermatites e alergias
 
A vaidade tem dado os seus primeiros sinais ainda na infância. É cada vez mais comum encontrar meninas muito pequenas que usam maquiagem, esmaltes, tinturas de cabelo. Mas, o que pode parecer apenas uma brincadeira de criança tem sido motivo de preocupação para os profissionais de saúde.
 
Sem o devido cuidado e orientação a aplicação de artigos de beleza como esmalte, batom, tinta de cabelo e maquiagem, podem trazer problemas para a saúde das crianças.
 
Segundo dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo, João Paulo Junqueira Magalhães Afonso, o uso de produtos de beleza não são recomendados para as pequenas.
 
A pele das meninas, assim como todo seu organismo, ainda não está plenamente desenvolvida e não tem uma barreira de defesa completa. Isso a torna mais vulnerável e pode facilitar o surgimento de dermatites e alergias que podem, inclusive, permanecer para o resto da vida.
 
Conheça os possíveis malefícios do uso de cosméticos na infância:
 
Unhas
Usando com frequência, o esmalte pode causar alergia na região das mãos ou por todo o corpo. Além disso, o processo de tirar a cutícula compromete a proteção da unha proporcionando a entrada de fungos e bactérias.
 
Cabelos
Usar produtos para pintar, alisar e descolorir pode interferir no desenvolvimento natural do cabelo. A realização de escovas, de lavagem e o uso de produtos químicos agridem os fios e tornam o cabelo quebradiço e sem brilho.
 
Pele
O uso de maquiagem não é recomendado para crianças menores de 6 anos, pois elas ainda não têm entendimento sobre alguns cuidados como não esfregar os olhos com o produto aplicado e nem mesmo ingeri-los. A partir dessa idade, maquiagens "recreativas" desenvolvidas para este público podem ser utilizadas com cautela. É importante ter atenção redobrada com as substâncias muito próximas aos olhos, como rímel e sombras, que oferecem alto risco de irritações.
 
Além de todas as orientações, é recomendado optar por versões infantis e que tenham o registro da Vigilância Sanitária (Anvisa) e Inmetro. Esses produtos são testados dermatologicamente e são menos danosos para a saúde das crianças.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário