Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Em MG, rachadura em posto de saúde assusta moradores e funcionários

Posto de saúde na cidade de Prudente de Morais (MG), que receberá médico cubano em setembro
Paulo Peixoto/Folhapress
Posto de saúde na cidade de Prudente de Morais (MG), que receberá
 médico cubano em setembro
Quando o médico cubano chegar na semana que vem a Campo de Santana, o único distrito de Prudente de Morais (a 63 km de Belo Horizonte), ele terá uma singela recepção preparada pelos funcionários da equipe de saúde da família, com direito a salgadinho e refrigerante.
 
Mas nem tudo será festa. O profissional cubano também encontrará um posto de saúde deteriorado, com partes das paredes e do teto sem reboco e com trincas que assustam os moradores e os próprios funcionários. A casa da prefeitura usada como posto de saúde há mais de 20 anos precisa de reparos. "Aquilo lá está rachado de fora a fora", diz a moradora Sônia Maria de Lima, 42, dona da pequena padaria do distrito.
 
A auxiliar de enfermagem Nélia Fátima de Souza, 47, há duas décadas no local, diz que tenta acreditar na palavra do engenheiro da prefeitura que esteve lá e afastou o risco de desabamento.
 
Mesmo com tanto por fazer, a auxiliar de enfermagem faz o que pode para manter o lugar organizado e limpo, além de prestar o atendimento ambulatorial diário, como medir pressão, fornecer remédio e fazer curativos.
 
Médico clínico, até agora, apenas duas vezes por semana, rotina que mudará com a chegada do cubano.
 
O posto do distrito, onde vivem cerca de 900 pessoas, está ainda longe de se adequar às especificações da política de atenção básica do governo. E a prefeitura tem ciência disso.
 
"É uma precariedade danada em relação às novas unidades. A gente reconhece essa precariedade", disse o secretário local de Saúde, Deivisson Melo.
 
Segundo ele, já existe um projeto pronto para a construção de um novo posto no distrito e em negociação com o governo do Estado. Mas como ainda deve demorar, ele disse que o posto atual passará por uma reforma para melhorar as condições de uso e segurança.
 
O posto atual dispõe de três salas para atendimento e guarda de medicamentos, além do consultório do médico, recepção com arquivo, local para dispensa de medicamentos e uma cozinha.
 
Os equipamentos são os necessários para o atendimento clínico básico. Tudo é simples e limpo, inclusive os banheiros, embora precisem de acessórios, como suporte para papel higiênico, tampa de vaso sanitário e toalhas descartáveis.
 
Na sala onde são guardados os medicamentos fica uma cadeira velha de dentista, sinal de que no passado o posto de saúde já foi bem mas prestativo para a comunidade.
 
Casa do médico 
A prefeitura alugou uma casa na sede da cidade para o médico cubano. A residência fica no bairro Jardim Padre Pedro, perto da sede da prefeitura, a cerca de três quilômetros do distrito onde o médico irá trabalhar.
 
É uma casa com quintal, com muro alto. Há muitas árvores no terreno, entre elas uma mangueira carregada de frutos.
 
Além da residência, a prefeitura vai disponibilizar carro para levar e buscar o médico no distrito. Os ônibus que servem à comunidade do Campo de Santana passam por lá a caminho da cidade de Sete Lagoas, distante 12 quilômetros da sede de Prudente de Morais.
 
São apenas oito ônibus por dia, o que deixa a moradora Vânia Aparecida, 52, indignada. "Se precisar de médico à noite, tem que conseguir um carro ou morre", disse. "A gente fica enrolando com a dor até o dia seguinte", disse Marilene de Paula, 43, também moradora do distrito.
 
O Ministério da Saúde diz que o município de Prudente de Morais está inscrito no Requalifica, programa que prevê investimentos para a melhoria da estrutura dos postos de saúde. Segundo a pasta, a reforma da unidade onde irá atuar o médico cubano está prevista em cerca de R$ 350 mil. A prefeitura deve iniciar a obra até dezembro deste ano.
 
Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário