Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Entenda os testes de triagem para os recém-nascidos

Importância do teste do Pezinho é o diagnóstico e tratamento
precoce de doenças nos bebês
Diagnosticar alterações o quanto antes é fundamental para o sucesso no tratamento
 
Os testes de triagem feitos nas maternidades têm como finalidade descobrir precocemente algumas doenças e/ou alterações físicas dos bebês recém–nascidos. Quanto mais cedo são descobertas essas alterações, mais facilmente podemos prevenir as manifestações e sequelas dessas doenças.

Os testes disponíveis nas maternidades atualmente são o do Pezinho (identifica alterações metabólicas), da Orelhinha (triagem auditiva) e do Olhinho (teste do reflexo vermelho).

Teste do Pezinho:O teste do Pezinho permite a detecção de doenças como hipotireoidismo congênito, hemoglobinopatias, fenilcetonúria e fibrose cística. O exame é feito de forma praticamente indolor, coletando o sangue através de um furinho feito na região do calcanhar.

Deve ser colhido após o início do aleitamento materno, preferencialmente 48 horas após o nascimento. Os bebês que apresentam resultados positivos devem ser submetidos à nova coleta para a confirmação do diagnóstico.

A descoberta e o tratamento precoces são muito importantes pois podem mudar a evolução dessas doenças, diminuindo as sequelas, problemas de crescimento e retardo mental. Um exemplo são os bebês diagnosticados com hipotireoidismo ao nascimento que começam o tratamento precocemente, que têm a possibilidade de um desenvolvimento neurológico normal.

Teste da Orelinha:É um teste de emissões otoacústicas que tem como finalidade a detecção de deficiência auditiva. É feito através de um aparelho que emite ondas sonoras ao ouvido do recém-nascido sendo feita a análise da resposta a esse estímulo. A resposta adequada indica audição normal.

O exame pode ser duvidoso (às vezes por líquido ainda presente no ouvido do bebê) ou com ausência de resposta. Nesses casos deve ser repetido para confirmação do resultado e encaminhado ao especialista para prosseguir a investigação.

O diagnóstico e tratamento precoces podem prevenir deficiências de linguagem e de aprendizado, uma melhor adaptação psicossocial e interação com a família, desenvolvendo-se assim adequadamente sem a necessidade de frequentar escolas especiais.

Teste do Olhinho:Permite a detecção de doenças que comprometem a visão, como a catarata congênita, glaucoma congênito, más-formações, alguns tipos de tumores, traumas de parto e inflamações e infecções.

É um exame simples e rápido, onde o pediatra avalia o reflexo vermelho dos olhos com a ajuda de um oftalmoscópio (instrumento que é usado como fonte de luz para ver o interior dos olhos). Muitas vezes esse reflexo vermelho é observado nas fotografias com flash.

Quando não se observa o reflexo ou ele é duvidoso, o pediatra deve encaminhar o bebê ao oftalmologista para avaliação e confirmação do diagnóstico. A demora para iniciar o tratamento pode levar a danos irreversíveis.

Só existe um tipo de teste do Pezinho?
Não. Obrigatório no Brasil desde 2001 em todos os recém-nascidos, o teste tem algumas variações, desde o Básico até o Master. A diferença entre eles é a quantidade de doenças pesquisadas. No Básico são detectadas quatro doenças enquanto no Master podem ser detectadas mais do que o triplo.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário