Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Traumatismo dental é causa de alterações estéticas, funcionais e sociais

Procedimento correto após o trauma é o segredo para não
acabar com o sorriso
Saiba como agir após o ocorrido e durante o trajeto até o atendimento emergencial
 
O traumatismo dental é um problema de saúde pública que atinge parcelas cada vez maiores da população. Diversos estudos têm demonstrado que os acidentes automobilísticos, os esportes radicais e as agressões interpessoais são os maiores causadores desses traumatismos que envolvem dentes e tecidos moles vizinhos, como os lábios e a língua.

Algumas medidas devem ser tomadas pela pessoa afetada, familiares ou amigos no momento do trauma e durante o trajeto para o atendimento odontológico, mas é o cirurgião-dentista que deve realizar o primeiro atendimento e examinar a extensão do trauma.

Podemos dividir o traumatismo dental nos seguintes graus:

Fraturas no dente: As pessoas acidentadas podem ter uma parte da coroa dental fraturada ou todo o dente com envolvimento até da raiz. Nessa situação, a vítima deve guardar o fragmento, quando possível em vasilhame com soro fisiológico, por exemplo, e procurar atendimento odontológico de urgência para avaliar o dano.

Dente com mobilidade: Após o traumatismo, o dente pode apresentar ou não uma fratura no seu longo eixo. Porém, é comum um leve sangramento na gengiva circundante e a mobilidade aumentada. O dente também pode ter se deslocado para um dos lados, entrado para dentro do osso (intrusão) ou saído parcialmente para fora do osso (extrusão).

Avulsão do dente: É muito comum, devido ao forte impacto, o dente sair da boca (avulsão total) e cair no chão. Nesse momento a vítima deve recuperar o dente e colocá-lo em um recipiente com soro fisiológico ou leite. O próximo passo é procurar um atendimento odontológico com urgência. Caso o atendimento seja feito rapidamente, há grande chance do cirurgião-dentista reposicionar o dente no alvéolo e fixá-lo aos dentes vizinhos com aparelho ortodôntico ou fios metálicos. Essa manobra pode manter o dente no local por muito tempo.

Fratura óssea: Acidentes mais violentos podem causar, além de fratura e mobilidade dental, fratura do osso que suporta o dente ou mesmo uma fratura óssea completa. O tratamento deve ser feito com um cirurgião buco-maxilo facial ou mesmo por um plantonista em um pronto-socorro hospitalar. Em todos os casos de traumatismo dental é necessário que o paciente faça a avaliação do dente afetado com um endodontista (tratamento de canal) e acompanhe o comportamento do dente (reabsorção ou não da raiz) através de radiografias periódicas, assistido por um cirurgião-dentista.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário