Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Desvende os mitos e verdades sobre o 'movimento fitness'

Desvende os mitos e verdades sobre o 'movimento fitness' Danny Ghitis/The New York Times
Foto: Danny Ghitis / The New York Times
Se o seu objetivo é emagrecer o ideal é apostar em exercícios
 aeróbicos e treinos de resistência de força, que diminuem
 o percentual de gordura no tecido adiposo
Na hora da malhação é importante estar bem orientado e passar por uma avaliação completa
 
Na hora de malhar é comum ficar com pequenas dúvidas sobre qual é a melhor forma de conseguir resultados com as atividades físicas. Na maioria das vezes, o que é bom para o seu amigo pode não ser para você. Fazer exercícios sem indicação pode prejudicar o seu treinamento ao invés de aperfeiçoá-lo. Independente se o seu objetivo é afinar a silhueta, eliminar as gordurinhas localizadas, perder peso ou ganhar músculos, é importante contar com a ajuda de um profissional para que você consiga alcançar um resultado satisfatório respeitando seus limites e sem prejudicar a saúde.

De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro, o primeiro passo para quem deseja entrar numa academia é fazer uma avaliação física antes e durante a programação de atividades.

— Essa avaliação permite ao professor analisar dados e informações importantes sobre o aluno. Com esses dados ele pode montar um programa de exercícios personalizado de acordo com as necessidades do paciente, atendendo suas expectativas na academia — afirma.

Uma boa avaliação física deve ser constituída de uma anamnese, teste de capacidade cardiorrespiratória, antropometria e análise da composição corporal; avaliação postural e avaliação neuromotora. Esses exames avaliam a porcentagem de gordura ou de músculo, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade do movimento, capacidade de um segmento do corpo de realizar e sustentar um movimento por um período longo de tempo, velocidade, e avaliar o equilíbrio do paciente e analisar os desvios posturais. Depois da avaliação você está pronto para cair na malhação. Mas é preciso ficar atento ao que é mito e verdade para evitar aquele 'truque' que seu amigo ouviu falar que funciona.

• Abdominais exterminam a gordura abdominal?
Mito. O que ocorre é que esse exercício trabalha os músculos da região fortalecendo-os e deixando definidos. Mas quem realmente dá conta de eliminar a gordura do corpo são os exercícios aeróbicos, como a corrida, caminhada, futebol e dança.

— Os abdominais ajudam no processo de troca de gordura por massa magra, mas não reduzem a gordura da região — diz Pinheiro.

• Musculação emagrece?
Mito. Se o seu objetivo é emagrecer o ideal é apostar em exercícios aeróbicos e treinos de resistência de força, que diminuem o percentual de gordura no tecido adiposo.

• Você só emagrece se malhar cinco vezes por semana?
Verdade. Para obter um resultado satisfatório é importante praticar exercícios físicos ao longo da semana e intercale dois dias para descanso. Lembrando que o volume e intensidade do treino devem variar conforme o objetivo do praticante.

• A queima de calorias só começa a partir do 20º minuto de exercício?
Mito. Qualquer atividade física gasta calorias, mas para emagrecer, este gasto precisa ser grande.

— Se você corre por 10 minutos, queimará a quantidade de calorias correspondentes ao tempo de exercício praticado — afirma o fisiologista.

• Quanto mais suor, mais emagrecimento
Mito.
Vale ressaltar que o suor não é sinônimo de queima de gordura.

— Se você se pesar após a atividade física pode até notar uma alteração no ponteiro da balança, mas não significa que você emagreceu. Basta hidratar o corpo que logo o peso volta ao normal — conta.

O ideal é que quando for praticar atividade física, se beba dois goles de água a cada cinco ou 10 minutos para evitar uma desidratação.

• Músculos são mais pesados que gordura?
Verdade. Os músculos de fato pesam mais que gordura.

— Algumas pessoas notam o ponteiro subir na balança mesmo quando investem na malhação, pois o peso corporal pode aumentar à medida que você treina e ganha massa muscular — ressalta.

• Malhar em jejum emagrece?
Mito. Praticar exercícios sem estar bem alimentado faz com que se queime a massa muscular sem perder gordura. Além disso, você não tem forças e pode chegar até a desmaiar.

— Antes de malhar é importante comer uma fonte de carboidrato leve como pão, suco ou uma fruta. E se alimente a cada duas horas para repor o que foi perdido durante o treino — aconselha.

• Sentir dor depois do exercício é sinal de que está funcionando
Mito.
É normal sentir dores após os primeiros dias de treino. Caso a dor continue, pode ser sinal de que você está pegando muito pesado.

• Quem malha precisa ingerir suplementos alimentares
Mito.
Geralmente não há necessidade de ingerir suplementos alimentares. Em alguns casos a pessoa até consegue repor o que foi perdido durante os exercícios físicos. Mas para algumas pessoas que apostam em suplementos sem necessidade corre-se o risco de ganhar alguns quilinhos.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário