Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Gripe suína volta a fazer vítimas no País

Apesar do avanço da doença, a posição oficial do Ministério da Saúde é que não há epidemia
 
O Brasil registrou recentemente um aumento de mortes provocadas pelo vírus influenza H1N1. Tantas mortes, mais de 80, não aconteciam desde da pandemia ocorrida em 2009, quando foram registradas 2.060 mortes.
 
Apesar do avanço da doença, a posição oficial do Ministério da Saúde é que não há epidemia. A instituição não aponta motivo definido para o crescimento dos óbitos, garantindo que o risco de uma nova pandemia é pequeno.
 
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde mantém equipes monitorando os casos de gripe e analisando a situação da transmissão do vírus. Uma dessas equipes está desde 14 de junho em Santa Catarina, onde há o maior número de casos. Além disso, de acordo com o ministério, na última semana foram enviadas para o Sul e para São Paulo 51.190 caixas de Tamiflu (medicamento utilizado no combate ao Influenza H1N1).
 
Neste ano de 2012, durante campanha nacional de vacinação realizada contra doença, os grupos considerados de risco idosos, crianças menores de 2 anos, grávidas e povos indígenas foram imunizados gratuitamente nos postos de saúde.
 
Quem não se vacinou pode procurar se imunizar através do sistema de saúde privado. As vacinas custam em média R$ 60.
 
Além da vacina, pode-se prevenir o contágio com medidas simples: lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel; evitar levar à mão à boca na hora de tossir ou espirrar (use lenços de papel descartáveis) e evitar locais com grande aglomeração de pessoas.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário