Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Diabetes: especialista comenta a importância da prevenção

550152 sxc Diabetes: especialista comenta a importância da prevençãoCom o advento de novos medicamentos que permitiram individualizar o tratamento, disponibilidade de aparelhos portáteis para dosagem de glicemia – os glicosímetros -, maior acesso à medicação, principalmente para pacientes carentes, e acesso a informações, tem-se observado uma redução das complicações agudas do diabetes.
 
Em contrapartida, esses avanços, que permitem um tempo de vida mais longo, associados a uma piora do estilo de vida, com aumento de sedentarismo e prevalência de obesidade, têm aumentado o risco das complicações crônicas da doença.
 
De uma maneira geral, as complicações crônicas podem ser enquadradas em dois grandes grupos: no primeiro, o que decorre do comprometimento dos grandes vasos, que tem como principais consequências o infarto, derrame cerebral e gangrena dos membros inferiores; no segundo, em que são afetados os pequenos vasos, cujas consequências são o comprometimento do rim (nefropatia), da visão (retinopatia) e dos nervos (neuropatia). Existem outros fatores, como o tabagismo e níveis de colesterol e pressão arterial elevados, que aumentam as chances de complicações.
 
A prevenção é o melhor tratamento para as complicações crônicas do diabetes. Uma visita periódica ao médico permite não só avaliar se o controle da glicemia está adequado, mas também identificar e combater fatores de risco, o que pode ser feito com o auxílio de poucos exames laboratoriais.
 
Como medidas rotineiras recomenda-se:
• Manter o peso adequado
 
• Controlar a pressão arterial, tendo como objetivo pressão entre 120/80 mmHg
 
• Evitar o tabagismo
 
• Praticar regularmente atividade física
 
• Controlar o nível de colesterol, tendo como meta uma concentração de colesterol LDL inferior a 100 mg/dL. Em geral, para atingir essa meta é necessário o uso de medicamento redutor de colesterol (estatinas)
 
• Manter as médias de glicemia (hemoglobina glicada) abaixo de 7%
 
• Fazer outros exames de avaliação precoce como os oftalmológicos, tais como dosagem de microalbuminúria e de fundo de olho
 
Considerando que as complicações crônicas do diabetes são assintomáticas em seus estágios iniciais, o médico pode solicitar exames adicionais, de acordo com o tipo de diabetes e tempo de duração da doença. Hábitos de vida saudáveis são essenciais para todos, especialmente para pacientes com diabetes.
-
Dr. José Antonio Miguel Marcondes, Médico do Centro de Diabetes do Hospital Sírio Libanês
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário