Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de abril de 2012

Antioxidantes podem tornar pipoca saudável, revela estudo

A pipoca é rica em polifenóis
Um estudo realizado pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostra que trocar uma fruta por uma porção de pipoca na hora do lanche pode ser uma uma opção saudável e muito saborosa.

Os pesquisadores descobriram que a pipoca contém mais polifenóis, uma substância química antioxidante, em maior quantidade que algumas frutas.

Os antioxidantes presentes em frutas e hortaliças são responsáveis por diminuir a presença de radicais livres no organismo, que são causadores do envelhecimento e doenças como o câncer e alzheimer.

Os cientistas afirmam que esses antioxidantes estão mais concentrados na pipoca em razão da baixa concentração de água, uma vez que os polifenóis são diluídos no líquido. Frutas secas, como a uva passa, também são grandes fontes de polifenóis, pois quanto menos água tiverem, maior será a concentração dessa subtância antioxidante.

Segundo a pesquisa, os polifenóis estão concentrados na casquinha da pipoca, formada por 100% de grãos e fibras.

CaloriasApesar das vantagens, os pesquisadores lembram que é preciso ter cuidado no preparo da pipoca para não exagerar no sal ou no óleo.

Muito cuidado também na quantidade de pipoca ingerida, pois além de ser rica em polifenóis, ela tem mais calorias do que frutas e legumes. A pipoca também é rica em carboidratos: uma xícara de pipoca de panela tem, em média, 70 calorias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário