Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de abril de 2012

Hospital do Rio é investigado após mortes

Em 2010, 363 (42,5%) dos 854 doentes internados no Hospital Municipal Salgado Filho morreram por infecção hospitalar

O Ministério Público do Rio investiga a morte de pacientes por infecção hospitalar no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, zona norte da capital fluminense. As informações são do site G1.

Em 2010, 363 (42,5%) dos 854 doentes internados por mais de 24 horas na emergência do hospital morreram desse tipo de infecção. No Centro de Tratamento Intensivo (CTI), morreram 30% dos 289 internados. O índice de admitido pelas entidades médicas é de 5%, chegando a 10% quando a unidade atende vítimas de doenças graves, como câncer.

A suspeita é de que os aparelhos de respiração usados nesses setores do hospital tenham sido contaminados e causaram pneumonia. Funcionários do hospital informaram ao MP que os compressores usados nos respiradores chegaram a ser armazenados ao lado dos depósitos de rejeitos de pacientes em estado grave.

Outro problema apontado em laudo técnico formulado a pedido do MP é o uso de equipamentos inadequados. Um deles, o Inter-5, estaria ultrapassado e desregulado. O caso foi revelado ontem pelo jornal O Globo.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil afirmou que há cerca de um ano uma funcionária do Salgado Filho denunciou à direção do hospital supostas irregularidades em relação ao sistema de ar comprimido. O documento deu origem a uma sindicância que constatou não haver nenhum indício de contaminação do mecanismo de geração de ar comprimido por secreções provenientes de pacientes.

Até a noite deste domingo (1°), o Ministério Público não havia feito uma acusação formal.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário