Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de abril de 2012

Óleo de cravo pode aliviar a dor de dente

O uso de medicina complementar e alternativa está em elevação nos Estados Unidos. Cerca de 38% dos adultos e 12% das crianças agora estão usando alguma forma de medicina complementar e alternativa, segundo o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa e o Centro Nacional de Estatística em Saúde (parte dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças). Diz-se agora que o óleo de cravo, um óleo essencial do craveiro, pode potencialmente aliviar a dor de dente.

O New York Times fez, recentemente, uma análise cuidadosa do óleo de cravo como um remédio alternativo. Mostrou-se que o óleo essencial possui propriedades analgésicas e antibacterianas – o que o torna um instrumento útil no tratamento das dores de dente causadas por bactérias. Entretanto, é questionável se o óleo de cravo será atrativo para os pacientes, diz o Times.

"Possui um sabor forte e, às vezes desagradável, e se grandes quantidades forem acidentalmente ingeridas, ele também poderá ter efeitos colaterais. Porém, era amplamente utilizado na odontologia antes do advento de anestésicos mais comerciais, e pesquisas mostram que ele funciona graças ao seu ingrediente ativo, o eugenol, mesmo composto responsável pelo aroma da planta", escreve o colunista Anahad O'Connor.

Sr. O'Connor citou uma reportagem de 2006 do Journal of Dentistry que separou pacientes em quatro grupos, onde cada um recebeu um gel de cravo, benzocaína, um placebo lembrando o gel de cravo ou um placebo lembrando a benzocaína aplicado na gengiva. Agulhas foram aplicadas após cinco minutos. Os placebos não adormeceram o tecido evitando a dor, mas o cravo e a benzocaína sim – com muito pouca diferença entre o gel de cravo e a benzocaína.

Se o óleo de cravo for utilizado, ele poderá ser aplicado com uma bolinha de algodão ou um pedaço de tecido delicadamente na área afetada. Sr. O'Connor diz que ele pode ser encontrado na maioria das lojas de alimentos saudáveis. "Embora considerado seguro quando usado corretamente em pequenas quantidades, ele pode causar problemas hepáticos e respiratórios quando ingerido em grandes quantidades", escreveu.

A benzocaína, que foi utilizada no estudo de 2006, é o ingrediente ativo nos produtos Anbesol e Orajel, para alívio da dor bucal, que estão comumente disponíveis para venda sem prescrição. Benzocaína é um anestésico. As drogas de venda sem prescrição também trazem uma advertência importante para os pacientes: dor de dente ou gengiva, particularmente aquela que dura mais de um período de tempo, deve ser avaliada por um dentista. Pode ser sintoma de um problema que requer atenção.

Fonte Colgate-Palmolive

Nenhum comentário:

Postar um comentário