Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Reforma interrompe cuidados preventivos de pacientes em SP

Cerca de cem frequentadores da unidade da Vila Mariana da rede Lucy Montoro de reabilitação terão de procurar outros locais para seguir o programa de condicionamento físico.
 
O motivo, de acordo com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é uma reforma no local.
 
Membros do grupo, que realiza exercícios para prevenir problemas de saúde e inclui pessoas com problemas cardíacos, afirmam que inicialmente receberam da diretoria da unidade a informação de que esse atendimento não seria mais oferecido na rede.
 
Depois, a diretoria deu duas opções: a continuidade do programa de exercícios em outra unidade da rede, na Lapa, na zona oeste, ou na Água Funda, na zona sul.
 
Essa última unidade, no entanto, deve começar a funcionar só em fevereiro e não atenderá aos cardiopatas.
 
O aposentado Paulo Simi Martins Costa, 67, que começou a fazer exercícios na unidade da Vila Mariana após sofrer uma cirurgia cardíaca, há 16 anos, afirma que a justificativa inicial da diretoria era de que o propósito da unidade não seria mais o atendimento aos doentes crônicos, como os cardíacos, e sim aos casos de trauma.
 
"A sugestão [da diretoria] foi que a gente procurasse fazer o que quisesse porque não teria mais academia a partir do dia 21 [de dezembro]", afirma Costa.
 
"Como a gente não pode parar de fazer condicionamento físico, temos de ir para uma academia privada. Mas aí já sem o auxílio médico [prestado na unidade]."
 
Só no fim de dezembro começou a ser oferecida a opção da Lapa ou da Água Funda, mas apenas os não cardíacos poderiam ir para a futura academia na zona sul, porque só a unidade da zona oeste teria cardiologistas para acompanhar os exercícios.
 
Outro lado
A obra na unidade da Vila Mariana não tem data para terminar.
 
Segundo a secretaria estadual, os 7.000 atendimentos por mês dos casos de reabilitação realizados no local não estão sendo afetados pelas obras.
 
Ainda não se sabe se os exercícios de condicionamento físico vão voltar a ser oferecidos por lá para os pacientes do SUS e de planos de saúde.
 
"Depois da reforma vamos ver o que vai acontecer", afirma Margarida Miyasaki, diretora da unidade.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário