Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de julho de 2013

Teste cardiopulmonar garante segurança de atletas amadores e profissionais

Teste cardiopulmonar garante segurança de atletas amadores e profissionais Laura Schuch/Agência RBS
Foto: Laura Schuch / Agência RBS
O teste permite avaliar as condições cardiológicas e
ventilatórias do paciente ao mesmo tempo
Exame preventivo é fundamental para quem quer iniciar as atividades físicas
 
A prática de exercícios é fundamental para quem quer manter uma vida saudável. Entretanto, alguns cuidados são necessários para quem quer deixar o sedentarismo e mesmo para aquelas pessoas que já se exercitam regularmente.
 
A avaliação cardiológica é uma das mais importantes para evitar um esforço maior que seu organismo pode suportar e garantir a segurança e saúde de quem está se exercitando. De acordo com o preparador físico Marcio Soares, é fundamental que os atletas, amadores ou profissionais, sejam alertados e orientados sobre os benefícios que um exame de eletrocardiograma de esforço pode trazer.
 
— A ajuda e a avaliação de um profissional garantem a segurança e o ganho na prática das atividades físicas para a saúde. O ideal é que esses exames sejam feitos anualmente — afirma Soares.
 
Entre os exames importantes para conhecer o condicionamento físico dos atletas está o teste cardiopulmonar, mais completo que a ergonometria tradicional. De acordo com a cardiologista Gicela Rocha, ele é capaz de avaliar as condições cardiológicas e ventilatórias do paciente, permitindo uma análise mais adequada da intensidade e qualidade do exercício que será praticado.
 
— Na ergometria tradicional não temos a avaliação da parte ventilatória, então, a prescrição do exercício é feita por meio de estimativa do desempenho de cada pessoa. Com o teste cardiopulmorar conseguimos personalizar a prescrição dos exercícios e garantir que esta prática traga segurança e saúde ao atleta — avalia a médica.

Soares também reforça que o exame proporciona uma resposta fisiológica em repouso e durante o trabalho, tanto no submáximo como o máximo do esforço.
 
— O teste cardiopulmonar proporciona uma base para a programação de exercício físico e determina ou não a existência de doença cardíaca, acompanhado do diagnóstico médico — afirma o preparador.
 
Em vídeo, saiba como o teste cardiopulmonar é realizado e os seus benefícios para os atletas:



Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário