Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bahia lança Semana Azul para alertar diabéticos sobre cuidados com a doença

Ação integra a programação do Centro de Diabetes e Endocrinologia do estado para o Dia Mundial do Diabetes
 
A programação do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) para assinalar o Dia Mundial do Diabetes será desenvolvida com a "Semana Azul", de 12 a 14 de novembro em Salvador. A mobilização enfatiza as ações de prevenção, e de auto cuidado para os diabéticos.
 
A área externa da unidade ganhará iluminação com lâmpadas azuis. O azul também será a cor dos balões que ornamentarão a área interna da unidade.
 
Isso porque, o símbolo global do diabetes é um círculo azul, cor que reflete o céu que une todas as nações e a bandeira das Nações Unidas; o círculo em diferentes culturas simboliza vida e saúde. O circulo azul representa a unidade da comunidade mundial em resposta à epidemia do diabetes, doença que em todo o mundo, mata uma pessoa a cada 8 segundos.

Estatística
Dados da Bahia apontaram, em 2009, uma prevalência de diabetes auto referido de 6,5% na população de 18 anos e mais. Em números absolutos, isso representa em torno de 635.751 pessoas.
 
Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, em 1988, mostrou que uma média de 7,2% da população maior de 30 anos, no Brasil, tinha diabetes.
 
As estatísticas mostram a importância das ações de promoção à saúde que possibilitem prevenir ou retardar o aparecimento do diabetes, destacou a diretora do Cedeba.
 
Portanto, os eventos que marcam o Dia Mundial do Diabetes, data lembrada em mais de 140 países, por iniciativa da Federação Internacional de Diabetes, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS) são muito importantes.
 
O principal objetivo, segundo a diretora do Cedeba, é alertar pacientes, profissionais de saúde e a população em geral para o impacto do diabetes na saúde, difundindo cuidados de prevenção, além de medidas de auto cuidado para os pacientes diabéticos.
 
No Brasil, o Dia Mundial do Diabetes, desde 2007, se tornou uma dia oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), e com a Resolução 61/225 é assinalada pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes, com a parceria das secretarias estaduais da Saúde, visando massificar informações sobre a doença e a importância de serem adotadas as medidas de prevenção.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário