Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de junho de 2014

África subsaariana vai receber serviços de saúde via telemedicina

Foto: Jupiterimagens
Inmarsat e Global eHealth Foundation prometem conectar pessoas necessitadas a especialistas de saúde por meio de comunicação via satélite
 
Com o acordo assinado no último dia cinco de junho, a Inmarsat – fornecedora de serviços globais de comunicações móveis por satélite – e a Global eHealth Foundation conectarão especialistas em saúde do mundo todo com pacientes da África subsaariana e de outras localidades remotas.
 
Ao utilizar a rede global de satélites de banda larga da Inmarsat, a Global eHealth Foundation irá desenvolver, testar e entregar serviços de saúde e telemedicina a regiões carentes. A fundação tem uma missão clara: fazer da saúde e do bem estar um direito, não um privilégio.
 
“Acesso igualitário à saúde e ao bem estar é um desafio para todas as nações, especialmente para aquelas que vivem em regiões carentes. Pela primeira vez na história, a solução está dentro do alcance. Podemos não resolver para todos de uma vez, mas devemos fazer a diferença para o máximo de pessoas possíveis, o quanto antes. O desafio é imenso, assim como a oportunidade”. A frase do arcebispo e presidente do Conselho de Curadores da Global eHealth Foundation, Desmond Tutu, estampa o site da instituição.
 
O primeiro local de atuação dessa parceria será a África subsaariana, onde a Inmarsat tem experiência em projetos humanitários, bem como uma cobertura pancontinental, por meio de sua rede de satélites móvel global.
 
De acordo com comunicado sobre a parceria, a iniciativa foi viabilizada por meio do lançamento, no ano passado, do satélite de telecomunicações civil Alphasat, da Inmarsat. A tecnologia oferece capacidade aprimorada de banda larga para a Europa, Oriente Médio e África.
 
Com isso, espera-se maior facilidade para o desenvolvimento de projetos-piloto de e-Health e de telemedicina na região subsaariana da África.
 
O Alphasat conta com 11 satélites de comunicação móvel e provê conectividade de voz e dados para as pessoas que vivem e trabalham fora do alcance das redes de telecomunicações terrestres.
 
“Estou muito contente que a Global eHealth Foundation é parte deste esforço inspirador para aproveitar a tecnologia de satélite e conectar as pessoas necessitadas com aqueles que poderão cuidar delas, ajudando a cumprir o nosso sonho de transformar a saúde – de um privilégio do mundo desenvolvido, em um direito humano do mundo em desenvolvimento”, afirmou Tutu, em nota.
 
Perfil das empresas
A Inmarsat é provedora global de serviços de telecomunicação móvel por satélite desde 1979. A empresa emprega cerca de 1.600 funcionários em mais de 60 instalações no mundo inteiro, e está presente nos importantes portos e centros de comércio. As ações da Inmarsat são negociadas na Bolsa de Valores de Londres (LSE:ISAT.L).
 
A Global e-Health Foundation é apoiada diretamente por pessoas ligadas ao governo, empresas e mundo artístico, que incluem:
 
• Peter Gabriel – músico e humanista

• Khaldoon Al Mubarak – diretor executivo da Mubadala Development Company

• Mary Robinson – ex-presidente da Irlanda e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos

• Paul Jacobs – Chairman e diretor executivo da Qualcomm Incorporated

• Strive Masiyiwa – fundador e chairman da Econet Wireless

• Sheika Haya Al Khalifa – advogada e ex-presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas

• Nigel Crisp – ex-diretor executivo da National Health Service

• Emilio Rui Vilar – ex-executivo de finanças e político português

• Fernando Henrique Cardoso – ex-presidente do Brasil
 
Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário