Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Saiba por que no frio a vontade de dormir aumenta

Thinkstock
Não exagerar no consumo de café e evitar praticar exercícios
próximos ao horário de dormir melhoram a qualidade do sono
Neurologista explica quantas horas a pessoa deve descansar por dia 
 
Quando a temperatura cai vem a vontade de ficar um pouco mais na cama. Mas será que o sono realmente aumenta quando está frio? O neurologista Shigueo Yonekura afirma que não.
 
Segundo Yonekura, o sono não aumenta quando a temperatura cai, mas temos a impressão que sim devido ao menor período de sol. O desejo de dormir mais está ligado à diminuição na claridade.
 
― O período de sol mais curto e o conforto da cama faz com que as pessoas sintam vontade de ficar mais tempo deitadas, é uma sensação de aconchego, mas não há necessidade biológica.
 
O especialista também afirma que quem costuma ter problemas de sono, como demorar para dormir ou acordar várias vezes durante à noite encontra menos dificuldades com esse clima.
 
― Quando dormimos a nossa temperatura corpórea cai naturalmente para 1ºC a menos, vai para 35ºC, e com o clima mais frio, conseguimos manter a temperatura nesse índice, o que contribui para uma boa noite de sono. Já no calor, fica mais complicado manter a temperatura corpórea baixa. 
 
De acordo com o neurologista, cada pessoa tem seu tempo ideal de sono, que varia com a idade. A maior parte da população adulta precisa de sete a oito horas por dia. As crianças dormem em média onze horas e os adolescentes cerca de nove. Os recém-nascidos dormem de 16 a 18 horas por dia, com variações para cada bebê.
 
― A qualidade do sono é mais importante do que as horas dormidas. O sono é determinante para a qualidade de vida, deixa a pessoa mais disposta, melhora o rendimento na escola e no trabalho, ajuda no bem-estar, o sistema imunológico fica mais resistente, ajuda no humor e melhora a concentração.
 
Segundo o especialista, para uma boa noite de sono, a recomendação é estabelecer um horário regular para se deitar e despertar, ir para a cama somente na hora de dormir e optar por um ambiente saudável e livre de ruídos.
 
― Além desses pontos, não consumir álcool, não exagerar no consumo de chás, café e refrigerantes e não realizar exercícios físicos próximos a hora de dormir ajudam a ter uma boa noite de sono.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário