Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Perdendo o medo da mamografia

Foto: Shutterstock
A mamografia é um exame radiológico para a avaliação das mamas, feito com um aparelho de raios X específico chamado mamógrafo
 
Pode identificar lesões benignas e cânceres que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações. Esse exame é uma espécie de raios X das mamas que detecta alterações sugestivas de câncer, mesmo em estágio precoce, antes de se tornar palpável. Quando se identifica o câncer de mama em estágio precoce, as chances de cura e sucesso de tratamento são significativamente maiores e o risco de morte pela doença cai de 30% para 70%.
 
Porém, segundo um estudo conduzido pela Duke University Medical Center, 93% das mulheres acima de 50 anos relatam dor durante o exame de mamografia, por causa da compressão das mamas. Talvez por isso e por terem dúvida quanto à importância do rastreamento, cerca de 80% das mulheres desse estudo mostraram relutância quanto à realização do exame. “É importante saber que a mamografia é extremamente relevante à saúde da mulher e que não se deve deixar de realizá-la por receio ao desconforto, uma vez que isso pode impedir o diagnóstico precoce do câncer, diminuindo as chances de cura para a paciente”, explica Fernanda Philadelpho, radiologista mamária do Alta Excelência Diagnóstica.
 
Quanto mais cedo o câncer é detectado, melhores são as chances para tratamentos menos agressivos e maior é a sobrevida. A seguir, a especialista dá dicas para que a realização do exame seja mais agradável.
 
A compressão da mama é realmente necessária
Essa compressão é absolutamente imprescindível, pois proporciona melhor espalhamento do tecido mamário, para expor as lesões que possam existir, além de permitir o uso de menor dose de radiação. A compressão causa apenas um desconforto momentâneo na mama, que dura poucos segundos e que, obviamente, não a danifica, nem causa efeitos secundários. “É preciso ter em mente que esses segundos podem prevenir doenças graves, como o câncer”, salienta Fernanda Philadelpho.
 
Realize o exame depois da menstruação
Para que o desconforto seja menor, convém agendar o exame para aproximadamente uma semana depois de terminar a menstruação. É nesse momento que as mamas estarão menos sensíveis.
 
A roupa escolhida para a realização do exame é importante
Para sua maior comodidade, é melhor usar um conjunto de duas peças. Porque a paciente deve permanecer nua da cintura para cima e usar uma bata, à disposição no local onde será feita a mamografia.
 
Exames antigos são de extrema importância para o médico. Convém levá-los sempre!
Se não é a primeira vez que a paciente realiza o exame, convém levar os antigos para que o médico possa comparar os achados. “Isso é parte fundamental do exame e pode fazer a diferença em muitos casos, reduzindo ainda a necessidade de incidências complementares na mamografia”, finaliza a especialista. Além disso, aconselha-se informar o médico sobre o histórico pessoal e familiar da paciente, o uso de tratamentos hormonais e a realização de cirurgias anteriores.
 
O exame dura de 15 a 30 minutos e o desconforto é mínimo se levar em conta as muitas vantagens.
 
Juliana Xavier
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário