Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Está com a barriga inchada? Veja os 5 motivos mais comuns e saiba como tratar

Você não está grávida, não ganhou muito peso, mas seu jeans
insiste em não querer fechar? O que pode estar acontecendo? De acordo com o
site Mirror, alguns problemas podem ser os responsáveis por essa situação
Thinkstock
Gases, doença celíaca e até câncer estão entre as prováveis causas
 
Você não está grávida, não ganhou muito peso, mas seu jeans insiste em não querer fechar? O que pode estar acontecendo? De acordo com o site Mirror, alguns problemas podem ser os responsáveis por essa situação.
 
1. Síndrome do intestino irritável 
Essa pode ser a causa se você fica inchado de tempos em tempos e tem sintomas que incluem dor, prisão de ventre e/ou crises de diarreia . Esse problema é uma doença funcional, o que significa que não há nada de errado com a estrutura do intestino, mas sim com a forma que o intestino funciona.

De acordo com Peter Whorwell, professor de medicina da Universidade de Manchester, é comum que as pessoas pensem que o intestino de quem tem essa doença seja mas fraco, por isso acabam pensando que os sintomas são normais.

Segundo ele, inchaço é um dos efeitos secundários mais perturbadores da doença. Algumas mulheres começam a usar até dois números maiores de calça. Para muitos, o inchaço tende a piorar de noite, o que atrapalha a vida social. De acordo com Whorwell, não há cura para a condição, mas seus sintomas são controláveis.

― Para de ingerir fibra cereal alivia os sintomas entre 30% e 40% na maioria dos casos. Isso significa evitar pães integrais, aveia, granola, barras de cereais e outros alimentos do gênero. Iogurtes com substâncias probióticas também mostraram ser uteis no controle dos sintomas.
 
2. Flatulência 
Essa pode ser a causa se você solta muitos gases e não tem nenhum outro sintoma. De acordo com pesquisas, é perfeitamente normal soltar gases até 15 vezes por dia, mas, enquanto não há definição médica de flatulência excessiva, existem algumas coisas que você pode fazer para alivar o sintoma.

Tentar reduzir alimentos que são ricos em carboidratos não absorvíveis, como o feijão, leguminosas, ameixas, maças e alimentos que contém açúcar sorbitol ajudam no controle do sintoma.

De acordo com o consultor de nutrição Ian Marber, esses alimentos tendem a ser digeridos muito lentamente e podem liberar pequenas quantidades de enxofre enquanto passam pelo intestino.

― Coma comida devagar e lembre-se de mastigar. Sem mastigar, é mais provável que a comida passe para o intestino parcialmente digerida e há uma chance maior será a fermentar e produzir gás.
 
3. A doença celíaca 
De acordo com especialistas, essa pode ser a causa se você se sente cansado, perdeu peso sem razão aparente e sofre com dores abdominais.

A doença celíaca é uma reação adversa ao glúten, que é encontrado no trigo, cevada e centeio. É uma condição autoimune em que as substâncias são consideradas pelo organismo como ameaça. Assim, aparecem danos no intestino delgado, fazendo com que ele perca sua capacidade de absorver nutrientes.

Normalmente essa condição é diagnosticada em crianças, porém há casos de pessoas que são diagnosticadas na meia idade.
 
4. Alterações hormonais 
Segundo os especialistas, essa pode ser a causa do inchaço se você está em período pré-menstrual ou nos primeiros meses de gravidez. Durante a gravidez, e poucos dias antes da menstruação, os níveis de hormônios da progesterona tendem a subir. Isso causa uma redução na velocidade de digestão, fazendo com que o alimento passe mais devagar pelo intestino, levando ao inchaço.

Apesar de não poderem fugir da menstruação, as mulheres têm algumas armas para fugir do sintoma.

De acordo com especialistas, caminhas 30 minutos por dia é o suficiente para acelerar o organismo e suas funções. Além disso, sempre tente comer muitas frutas, legumes e grãos integrais.
 
5. Câncer de ovário 
Segundo especialistas, essa pode ser a causa do inchaço se você tem outros sintomas sintomas como sensação de saciedade por muito tempo e dores abdominais. Os sintomas do câncer de ovário podem ser muito sutis, por isso que é diagnosticado tardiamente em grande parte dos casos.

De acordo com o presidente da Target Ovarian Cancer, Annwel Jones, os principais sintomas são inchaço persistente, dificuldade de comer e urinar e dor abdominal.

― É improvável que o inchaço esteja sendo causado por um problema sério desse, mas sempre vale a pena investigar e realizar exames.
 
R7
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário