Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

São Paulo anuncia plano para realização de mamografias

Medidas incluem exame de rotina no mês de aniversário das mulheres e carretas com mamógrafos circulando pelo estado
 
Mulheres com idades entre 50 e 69 anos poderão fazer, gratuitamente, exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde em São Paulo sem precisar do pedido médico. A medida foi anunciada pelo governo do estado e inclui mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, entre AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas conveniadas. A projeção é de que doze mil mamografias a mais por mês sejam ofertadas na rede.
 
A medida integra o programa “Mulheres de Peito” da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e começa a valer na segunda quinzena de fevereiro. O objetivo é ampliar o acesso aos exames na rede pública e incentivar a detecção precoce do câncer de mama. Trata-se de um programa inédito de rastreamento ativo da doença no Estado.
 
Em 2014 serão beneficiadas as mulheres que nasceram em anos pares. Aniversariantes de janeiro e fevereiro de 2014 poderão ligar, a partir da segunda quinzena deste mês, para um call center que fará o agendamento da mamografia em uma das unidades do programa. No próximo mês será a vez das mulheres que aniversariam em março agendarem o exame.
 
Mulheres que nasceram em ano ímpar poderão fazer o pedido do exame no ano que vem, também no mês do aniversário. Nascidas em ano ímpar que estejam há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia poderão fazer o pedido também em 2014, pelo “Mulheres de Peito”. A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação do exame.
 
Caso seja detectada alguma alteração no exame ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.
 
Caminhões
No Grande ABC, região metropolitana de São Paulo, as mulheres poderão fazer exames de mamografia em quatro carretas-móveis e um caminhão adaptado. Após a capital, que ficará com a primeira carreta do programa até o dia 28 de fevereiro, Diadema, no Grande ABC, ganhou na quarta-feira (5) o segundo veículo do programa estadual “Mulheres de Peito”, que deve permanecer na cidade por 30 dias. Além disso, até março, outra carreta deverá chegar a Santo André.
 
A previsão é que, por meio das unidades móveis, cerca de 60 mil mamografias a mais sejam realizadas por ano. No total, o investimento do governo do estado será de R$ 14 milhões.
 
Mulheres entre 50 e 69 anos de idade precisam pedir médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.
 
Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário