Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jejum colabora no tratamento do câncer

Estudo foi feito em ratos e ainda não há comprovação do mesmo resultado em humanos

Jejuns curtos e severos têm um impacto similar ao da quimioterapia em certos tipos de câncer, e os dois procedimentos combinados aumentam substancialmente o índice de sobrevida, segundo estudo feito com ratos e que foi publicado nesta quarta-feira (8) na revista Science Translational Medicine.

A pesquisa, liderada por Valter Longo, professor de gerontologia e ciências biológicas na Universidade Southern Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que em cinco de oito tipos de câncer em ratos o jejum atuou de forma positiva, pois a privação de alimentos tornou o crescimento dos tumores mais lento.

E em todos os casos "a combinação de ciclos de jejum com a quimioterapia foi mais ou muito mais eficaz que a quimioterapia sozinha", explicou Longo.

Os pesquisadores afirmaram que os múltiplos ciclos de jejum combinados com quimioterapia curaram 20 % dos ratos afetados por um tipo de câncer infantil altamente agressivo, que tinha se propagado por todo o corpo, e 40% dos ratos com uma propagação menor do mesmo tumor.

Nenhum dos ratos, em ambos grupos, sobreviveu só com a quimioterapia. O professor advertiu que só provas clínicas, que ainda levariam anos para serem concluídas, comprovarão se o tratamento é eficaz em humanos.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário