implantação de um sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é muito complexa, principalmente porque provoca uma forte mudança na forma de trabalho dos profissionais de saúde, migrando do papel para o eletrônico.
E como ter sucesso nesta implantação?
Primeiro é preciso entender o que é sucesso.
Abaixo algumas possíveis opções do que é ter sucesso:
O sistema foi implantado dentro do cronograma Não “estourou” o orçamento Está funcionando sem problemas técnicos Todos estão usando: médicos, enfermeiros, gestores… Há uma percepção positiva dos pacientes
Em muitos casos, o projeto é um fracasso! Normalmente, é como um acidente de trem, ou seja, não foi por uma única causa.
Abaixo algumas possíveis causas de fracasso:
Falha na gestão do projeto Falta de comunicação Especificação insuficiente e incompleta Complexidade do projeto subestimada
Para alcançar o sucesso na implantação de um PEP é fundamental que se tenha:
Uma forte liderança O apoio da Diretoria Uma comunicação eficiente e completa Uma estratégia de motivação Os processos bem mapeados Metas bem específicas e mensuráveis Dados históricos importados de forma correta Uma boa Governança de TI Tempo suficiente para treinamento Um excelente suporte ao usuário Um sistema com uma interface limpa, agradável e funcional, ou seja, com alta usabilidade Um sistema deve ser performático e estável, ou seja, não deve ser lento e nem sair do ar. Um modelo e processo de gestão de mudanças Um fornecedor comprometido com o projeto
Finalmente, dez recomendações para o CIO responsável pelo projeto:
1. Planeje bem o projeto
2. Envolva os usuários desde o início
3. Escolha bem o sistema de PEP
4. Contrate um parceiro, não um fornecedor
5. Não subestime a complexidade
6. Não tenha “vergonha” de pedir ajuda
7. Assuma a liderança
8. Garanta que todos entenderam tudo
9. Controle o projeto
10. Respeite e ganhe o respeito dos médicos
Enfim, implantar um PEP é uma tarefa longa e que exigirá do CIO dedicação, conhecimento, persistência e muita paciência.
Fonte SaudeWeb
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