Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de junho de 2013

Saiba o que comer para controlar a gula

Laranja: frutas cítricas são boa opção contra a gula
Alguns alimentos dão mais saciedade que outros. Conheça alguns aliados da sua dieta

Controlar a fome não é fácil, mas é possível contar com a ajuda de muitos alimentos que contêm fibras e outros componentes, mantendo a vontade de comer mais tempo longe do estômago.
           
As fibras estão em primeiro plano quando a questão é saciedade. As solúveis, que estão presentes nos vegetais folhosos, como a rúcula, alface ou agrião, e também nas cascas das frutas, funcionam como uma espécie de esponja, absorvendo água e aumentando o bolo alimentar. Com esse tipo de fibra no estômago, o cérebro entende que o corpo já tem comida suficiente para funcionar e conforta o organismo com a sensação de saciedade.
           
Consumir gorduras boas ajudam a saciedade. Azeite, óleo de coco, sardinha, atum, salmão, abacate e semente de linhaça são alguns exemplos dos alimentos ricos em gorduras boas, que, consequentemente, precisam de mais tempo para uma digestão completa. Mas atenção: essas gorduras não oferecem saciedade sozinhas. Elas devem ser combinadas com alimentos ricos em fibras.

Outra boa dica é acrescentar farinha de frutas nos sucos. As farinhas de banana verde e de maracujá contêm pectina, que é uma fibra solúvel. Essa fibra se transforma e um gel quando entra em contato com o estômago, e evita que ele esvazie rapidamente.

A nutricionista Roseli Rossi, especialista em nutrição clínica funcional, da clínica Equilíbrio Nutricional , lembra de um truque fácil, que torna a digestão mais lenta, refletindo na saciedade: mastigar bem os alimentos.

Veja a seguir algumas sugestões de alimentos que ajudam na saciedade:
 
Acelga
 
Aveia
 
Azeite de oliva (em pequena quantidade)
 
Batata doce
 
Carnes (como o músculo)
 
Couve
 
Ervilhas secas
 
Escarola
 
Feijão
 
Grão-de-bico
 
Inhame
 
Laranja
 
Lentilha
 
Peito de frango
 
Repolho
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário