Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PET-CT é incluído na tabela do SUS

PET-CT é incluído na tabela do SUSIncorporação da tecnologia na rede pública foi publicada em abril, mas ainda estava ausente da tabela de remuneração
 
Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta terça-feira (2) no Diário Oficial da União inclui na tabela de procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT). A portaria entra em vigor a partir da publicação.

A incorporação da tecnologia na rede pública foi publicada no mesmo Diário Oficial em abril, sendo que o prazo estabelecido para início do oferecimento venceu em outubro. Apesar disso, por falta de inclusão na tabela do SUS, o procedimento não estava sendo prescrito pelos médicos.

Desenvolvido pela medicina nuclear, o exame, popularmente conhecido por PET Scan, é uma técnica de diagnóstico por imagens que usa marcadores radioativos para detectar processos bioquímicos nos tecidos do corpo humano. Ainda segundo a pasta, a PET-CT fornece imagens da função e do metabolismo corporais e, dessa forma, é capaz de demonstrar alterações bioquímicas mesmo onde antes não existia uma anormalidade estrutural evidente.
 
Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário