Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Rosto sarado: Saiba como suavizar linhas de expressão sem cirurgias ou comésticos

 
Fonoaudiologia estética facial trabalha músculos da face e pescoço

O princípio é o mesmo da musculação. Mas em vez de peitoral, bíceps e tríceps, os músculos exercitados são outros, como os menos conhecidos prócero e corrugador do supercílio. O resultado não é corpo mas rosto sarado — se é possível definir assim. O certo é que a fonoaudiologia estética facial propõe atenuar rugas e linhas de expressão sem intervenções cirúrgicas ou comésticas.

— Os músculos da face e do pescoço também precisam ser trabalhados e estimulados para se manterem firmes e bonitos — afirma a especialista em motricidade orofacial Gisele Valdstein, da clínica paulista Fonotherapy Concept.

Segundo ela, a fonoaudiologia estética facial tonifica a musculatura do rosto, retardando o envelhecimento da pele e deixando a expressão mais leve e bem cuidada. Gisele conta também que, com os exercícios e massagens, o paciente passa a reconhecer os músculos faciais, aprendendo a trabalhar o seu funcionamento.

De acordo com pesquisa realizada no Rio Grande do Sul com 11 mulheres submetidas à técnica, todas perceberam mudanças no rosto, tais como redução de rugas nos olhos e lábios. Confira a seguir alguns exercícios propostos na pesquisa:

Testa
Para suavizar a testa — Elevar as sobrancelhas ao máximo possível, por alguns segundos e lentamente desfazer o movimento. Pode ser feito 20 vezes contando cada vez que se elevam as sobrancelhas.

Para o corrugador do supercílio — Puxar as sobrancelhas para baixo, em direção aos olhos, franzindo a testa ao máximo, como se quisesse uni-las. Abrir os olhos fortemente, o máximo que puder, elevando também as sobrancelhas. Fazer sete vezes (contando cada vez que franzir).

Para o prócero — Testa relaxada, enrugar o nariz, puxando-o para cima até formar linhas profundas, abaixando as sobrancelhas em direção a ponte do nariz (cinco vezes)

Olhos
Pálpebras inferior — Fechar os olhos suave e lentamente. Manter as pálpebras superiores fechadas e relaxadas. Elevar as pálpebras inferiores, mantendo os músculos faciais relaxados o máximo possível. Segurar essa posição por cinco segundos. Depois, bem devagar, soltar essa contração deixando as pálpebras voltarem à posição habitual. Repetir três vezes.

Pálpebra superior — Levantar as sobrancelhas o máximo que puder e manter assim. Com as sobrancelhas levantadas, deve-se abaixar as pálpebras até a metade, cobrindo parte da íris. Nesse momento abrir bem os olhos, o máximo que puder, até aparecer o branco dos olhos acima da íris. Repetir três vezes.

Pés-de-galinha — Levantar as sobrancelhas e as pálpebras superiores até poder visualizar o branco do olho acima da íris. Lentamente, deve-se juntar as pálpebras superiores e inferiores. É importante que se movam simultaneamente. Neste momento, de forma bem lenta, deve-se separar as pálpebras (repetir cinco vezes contando cada vez que separar as pálpebras)

Maçãs do rosto
Firmar a área superior da maçã — Abrir a boca levemente, abrir as narinas olhando no espelho, enrugar o nariz o máximo que puder com o lábio superior relaxado. Neste momento, puxar o lábio superior para baixo até o nariz voltar ao normal (repetir cinco vezes, contando cada vez que enrugar o nariz).

Diminuir as rugas entre nariz e canto da boca — Elevar as sobrancelhas e dar um sorriso de lado com o canto direito da boca. Manter essa posição. O terapeuta coloca o indicador na face do paciente do lado direito levantado. O paciente deve levantar a pálpebra inferior do olho direito até fechá-lo. Permanecer 10 segundos e, depois, lentamente deve-se voltar à posição normal. Repetir do lado esquerdo. Repetir cinco vezes, contando cada vez que fechar o olho.

Sulco nasolabial — Sorrir com os lábios juntos, voltando os cantos da boca para cima. Continuar pressionando os lábios no movimento de sorrir, separar os lábios para fazer o sorriso sem aparecer os dentes. Continuar aumentando a tensão. Neste momento, mantendo os dentes cobertos, deve-se fazer com que a boca forme um O. Fazer três vezes, contando cada vez que sorrir.

Bochechas
Tonificar bochechas — Sugar as bochechas completamente. Aguardar alguns segundos e relaxar. Repetir cinco vezes.

Evitar a formação de papos no canto da boca — Colocar os dentes anteriores em topo, mantendo essa posição por 10 segundos, depois fechar os lábios. Neste momento, lentamente, mover os cantos da boca para fazer a abertura de um sorriso. Deve alargar a extensão do sorriso o máximo possível, sem que os dentes apareçam. Ainda com os dentes juntos, trazer os lábios para a posição de um beijo exagerado com um bico bem grande e com bastante força. Repetir cinco vezes.

Lábios — Fazer bico aberto por cinco segundos e relaxar. Repetir cinco vezes.
Musculatura da papada — Colocar a cabeça para trás e cruzar a mandíbula na maxilar e voltar à posição natural (10 vezes). Empurrar a língua contra o palato por quatro segundos e depois relaxar. Repetir oito vezes.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário