Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Exercícios ajudam a manter mente em forma

Exercícios físicos são efetivos para tratar a depressão e ajudar na prevenção de outros transtornos mentais.
 
Uma metanálise – revisão de diversas pesquisas anteriores – feita por pesquisadores canadenses afirma que ser adepto de uma rotina de exercícios físicos pode ser considerado um tratamento efetivo, mas subestimado, contra os efeitos da depressão moderada. A pesquisa foi publicada no periódico Professional Psychology: Research and Practice, e também mostrou evidências de que a atividade física regular pode auxiliar tratamentos de transtornos como a esquizofrenia, a dependência química, assim como para alguns tipos de transtornos de ansiedade, especialmente nas pessoas que sofrem com problemas de imagem corporal.
 
O estudo, feito por Gregg Tkachuk e Garry Martin – ambos da Universidade de Manitoba, no Canadá – revisou artigos sobre os benefícios da prática esportiva no tratamento de transtornos mentais publicados desde 1981.
 
Os pesquisadores confirmaram, por exemplo, que exercícios anaeróbicos, como treinos de musculação, eram tão positivos quanto exercícios aeróbicos no tratamento da depressão moderada, assim como em alguns episódios mais severos do transtorno.
 
Já exercícios leves, como caminhadas, também mostraram algum benefício nesse tipo de tratamento, porém os pesquisadores indicam a necessidade de mais estudos para confirmar os dados.
 
Benefício para transtornos de pânico, dores crônicas e outras condições
Outras descobertas interessantes, reveladas pela revisão, foram que as atividades físicas também se mostraram efetivas na na melhora do desempenho de trabalho de indivíduos com atrasos de desenvolvimento mental.
 
Em pessoas com transtorno do pânico, também foram observados diversos resultados positivos, assim como nos indivíduos que sofriam com dores crônicas moderadas. No caso da esquizofrenia, os pesquisadores também observaram possíveis benefícios, mas que só poderão ser confirmados pela coleta de novos dados.
 
Considerando todos os benefícios observados pela prática rotineira de exercícios, os pesquisadores observaram ainda que é bastante surpreendente que a adoção desse hábito como tratamento alternativo, e paralelo aos tratamentos clínicos, não se tenha tornado prática comum, pois é muito mais efetivo do que outras terapias alternativas mais populares.
 
“Esse tipo de hábito deveria ser popularizado entre os profissionais de saúde mental como alternativas extremamente eficientes para o controle dos transtornos mentais em paralelo ao tratamento tradicional”, dizem os pesquisadores.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário