Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de maio de 2014

Pé torto pode ser causa de dor nas costas

Getty Images
Pisada errada pode causar dor nas costas
Ortopedista alerta que pisada errada provoca dores na coluna, joelhos, pernas e lombar
 
Bom dia! Muitos podem não saber, mas pisar de forma errada desencadeia vários problemas na postura e nas articulações. O costume é capaz de provocar dores na coluna vertebral, nos joelhos, nas pernas e na região lombar. Além disso, os mesmos sintomas são sentidos por quem tem má formação dos pés. O alerta é do ortopedista Agnaldo de Oliveira Júnior, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
 
— As más formações de que mais ouvimos falar são as provenientes de deformidades congênitas ou adquiridas, que mudam a anatomia normal do pé e alteram o seu apoio no solo.
 
No caso de crianças, com idade inferior a dois anos, é comum apresentar algum grau de pé plano flácido, decorrente da flacidez dos ligamentos.
 
— No entanto, 90% dos casos são corrigidos com o crescimento.
 
Outros fatores, como fraturas, diabetes e artrite reumatoide também promovem deformidade nos pés, que são os principais meios de sustentação e equilíbrio do corpo.
 
Para diagnosticar alterações na postura devido a má formação dos pés, os recursos mais utilizados são avaliações postural e funcional e teste da pisada (exame de baropodometria). O ideal é detectar o problema cedo para não comprometer o alinhamento postural e estrutural do corpo. Segundo o ortopedista, há diversos procedimentos para acertar a pisada. 
 
O ortopedista recomenda o uso de palmilhas e sapatos ortopédicos, que proporcionam mais conforto na caminhada para quem tem problemas mais leves. Em casos mais graves, especialmente decorrentes de problemas adquiridos de fraturas, há recursos cirúrgicos para correção.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário