Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de maio de 2014

Chá de rosa branca e suas várias indicações

Foto: Reprodução
Chá de Rosa Branca
Rosas vermelhas, amarelas, azuis, brancas… A rosa apresenta uma grande variedade e é uma das flores mais conhecidas no mundo, sendo cultivada desde a Antiguidade
 
A primeira rosa data de aproximadamente 5.000 anos atrás, e cresceu nos jardins asiáticos. As rosas tornaram-se um símbolo de delicadeza e romantismo, e possuem um perfume que é utilizado como essência na produção de diversos produtos cosméticos, desde sabonetes a cremes hidratantes, além de serem muito empregadas em clínicas estéticas, spas e no tratamento com aromaterapia, com a preparação de banhos de pétalas de rosas para relaxamento e tratamento de pele.
 
A rosa branca, de nome científico Rosa Alba L., pertence à família Rosaceae e é um tipo de rosa, também conhecida como rosa arbustiva ou rosa de corte. Devido às suas propriedades benéficas à saúde, ela é muito utilizada como planta medicinal calmante. A rosa branca precisa de solo rico em nutrientes, com umidade constante e pode ser encontrada em floriculturas, mercados ou lojas de produtos naturais.
 
Propriedades da rosa branca
  • Ação adstringente;
  • Calmante;
  • Laxativa;
  • Antibacteriana;
  • Digestiva;
  • Anti-inflamatória;
  • Depurativa para furúnculos.
Indicações de uso
A rosa branca é utilizada no tratamento de inflamações nos olhos (trata a conjuntivite em compressas), para desinfetar ferimentos, tratar prisões de ventre, ansiedade, nervosismo, tosse, dores de garganta e bronquite, além de ser usada, também, para fazer limpeza de pele. É indicada para inflamações do útero e rins, e também pode ser usada em banhos.
 
Modos de utilizar o chá de rosa branca
As pétalas ou as sementes da rosa branca são utilizadas para finalidades terapêuticas.
 
Conheça a seguir três receitas de chás com a rosa branca:
 
Chá para limpeza de pele
Adicione as pétalas e as sementes em água fervente, deixe esfriar e lave a pele.
 
Chá calmante
Adicione 10 gramas de pétalas e sementes de rosa branca em 500 ml de água fervente, junto com uma colher de sopa de mel, e beba três vezes ao dia.
 
Chá para irritação dos olhos (alergia ou conjuntivite)
Coloque dois copos de água para ferver com dez pétalas bem lavadas, por 10 minutos. Quando amornar, lave os olhos ou faça compressas com algodão embebido nesse chá. Use a cada duas horas.

*Não são conhecidos efeitos colaterais e nem contraindicações para o uso da rosa branca.
 
remédio-caseiro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário