Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de maio de 2014

As cinco bebidas mais indicadas para crianças

Thinkstock/Getty Images
O leite é importante para as crianças porque é uma fonte rica
em cálcio e outros nutrientes
Saiba se o que seu filho anda bebendo é realmente a melhor opção para crianças. Além disso, confira a quantidade ideal de água que os pequenos devem ingerir no dia a dia
 
Suco, refrigerante, chá, café, leite ou água. Diante de tantas opções disponíveis, muitos pais ficam perdidos na hora de escolher a bebida certa para as crianças.
 
Especialistas recomendam que os pais fiquem de olho, em primeiro lugar, na qualidade nutricional do produto. Ler rótulos deve virar hábito, pois ali se descobre a composição.
 
“As bebidas são importantes fontes de nutrientes e completam as refeições infantis. Mas é necessário cuidar do que a criança está bebendo”, diz a nutricionista Ellen Beatriz Pietruszynski. 
 
Confira as cinco bebidas mais recomendadas para crianças:
 
Água
Água é a bebida mais recomendada por pediatras e nutricionistas. É essencial para as crianças, que precisam mais de água do que os adultos, pois possuem pouca massa corporal e com isso absorvem mais calor. Elas também apresentam menor capacidade de suar do que os adultos. Por isso, a água não pode ser substituída por outro líquido e os pequenos devem bebê-la mesmo quando não estiverem com sede.
 
De acordo com a Dietary Reference Intakes (DRI), diretriz americana que estabelece o consumo desejável de diversos nutrientes na dieta diária da população, a ingestão de água varia de acordo com a faixa etária e o sexo da criança:
 
Bebês (meses de idade)Ingestão de água total (litros/dia)
0 - 60,7 *
7 - 120,8 **

Crianças (anos de idade)
 
1 - 31,3
4 - 81,7

Meninos (anos de idade)
 
9 - 132,4
14 - 183,3

Meninas (anos de idade)
 
9 - 132,1
14 - 182,3
 
* proveniente do leite materno
** proveniente do leite materno + alimentação complementar 
 
Leite
Leite é importante para as crianças porque é uma fonte rica em cálcio o que ajuda a fortalecer os ossos. Contém ainda potássio, fósforo, proteínas e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo, como vitaminas A, B12 e D.
 
Chá
Chá é uma boa opção, especialmente no frio. Dependendo da folha usada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. Chás de camomila, hortelã, erva-doce e capim-cidreira são muito populares e os mais recomendados. Eles também podem ajudar a aliviar cólicas e resfriados, além de acalmar e relaxar a criança.
 
Suco natural
O suco feito com frutas in natura é excelente fonte de vitaminas, fibras e minerais. Além disso, ajuda a criança a conhecer novos sabores e a incentiva a comer frutas, alimento indispensável para uma dieta saudável.
 
Água de coco
Água de coco é uma bebida muito saudável que contribui para a hidratação – especialmente em dias quentes – e ainda possui potássio. Ela é rica em sais minerais e tem poucas calorias.
 
Fontes: nutricionistas Ellen Beatriz Pietruszynski, Bruna di Chiara Passos e Karen Jacob.

Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário