Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mil folhas

Nome científico
Achillea millefolium L.

Nomes alternativos
Mil-em-rama, milefólia, aquileia, erva-de-carpinteiro, milfolhada.

Descrição
Esta planta aromática aprecia temperaturas amenas e varia entre 30cm a 70 cm de altura. Tem as folhas verdes e flores brancas, rosas ou vermelhas. Nativa da Europa, Ásia e América do Norte, a mil-folhas é bem distribuída no Brasil, crescendo em pastagens, campinas, beiras de estrada e até próxima ao mar.

É muito usada na medicina chinesa, como ingrediente de vários chás de ervas, e seu óleo é adicionado na composição de xampus.

Parte utilizada
Folha, flores e óleo.

Uso medicinal
Indicada na farmacopeia brasileira no tratamento da falta de apetite, dispepsia, perturbações digestivas, febre, inflamação e cólicas. Em outras farmacopeias e documentos, ela é recomendada também para uso externo, em casos de inflamação na pele, ferimentos e hemorroidas.

Modos de uso
Infusão, sumo da planta fresca, banhos de assento e na produção de fitoterápicos como Menodron e Traumeel.

Cuidados e contraindicações
Não deve ser utilizada por indivíduos sensíveis à planta, pacientes com úlcera gástrica ou duodenal ou com oclusão das vias biliares. Contraindicada durante a gravidez, lactação e para menores de 12 anos. Na ocorrência de reações alérgicas ou hipersensibilidade, o uso deve ser descontinuado.

Efeitos colaterais
Aumento da secreção gástrica, inflamação da pele de contato. Em doses maiores pode causar dor de cabeça e inflamação.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário