Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Amputado tem implantada prótese de mão que restitui o tato

Foto: AFP
O protótipo é o primeiro passo para a elaboração de uma mão biônica completa
 
Um dinamarquês que teve uma mão amputada há nove anos recuperou a sensibilidade graças a uma prótese que restitui o tato, uma inovação que pode mudar a vida de portadores de deficiência, anunciaram em comunicado conjunto um instituto italiano e outro suíço.
 
—Senti sensações que não sentia há nove anos, contou Dennis Aabo Sorensen, de 36 anos, segundo comunicado da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne) e da italiana Scuola Superiore Sant'Anna de Pisa.
 
O protótipo da prótese foi desenvolvido pelo professor Silvestro Micera, que indicou ser esta a "primeira vez que conseguiu restabelecer uma percepção sensorial em tempo real com um membro artificial".
 
Os cientistas equiparam a prótese com captores que reagem à tensão de tendões artificiais. O sistema transforma em corrente elétrica as informações emitidas quando o paciente manipula um objeto.
 
Segundo a EPFL, o protótipo é o primeiro passo para a elaboração de uma mão biônica completa, capaz de restituir não apenas as funções de base, mas também as sensações.
 
No entanto, será preciso esperar vários anos antes de que a técnica esteja pronta para ser usada de forma generalizada.
 
Dennis Aabo Sorensen perdeu a mão esquerda quando um fogo de artifício que manipulava explodiu.
 
Com a prótese habitual, Sorensen não sente os objetos que agarra e, portanto, precisa estar sempre atento para não quebrá-los, indicou o comunicado, destacando que o informe sobre esta pesquisa é publicado na revista Science Translationnal Medicine.
 
AFP / R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário