Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Datasus qualifica gestão da assistência farmacêutica

Foto: Reprodução
Com solução de BI, o departamento de informática do SUS aprimora análise de informações provenientes da rede de cerca de 17.312 estabelecimentos cadastrados
 
Com uma ferramenta capaz de analisar os dados coletados pelo Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, o Hórus, e uma solução de business intelligence (BI), que permite a análise e geração de relatórios, o Datasus aprimora a coleta e análise de informações provenientes da rede de cerca de 17.312 estabelecimentos cadastrados, entre farmácias, almoxarifados centrais, regionais e estabelecimentos indígenas, em âmbito nacional.
 
O projeto foi desenvolvido pelo próprio Datasus, departamento pertencente à estrutura organizacional do Ministério da Saúde, em cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde de Recife. A plataforma de BI é da MicroStrategy e abrange cerca de 1.500 usuários, entre gestores e demais profissionais envolvidos com a assistência farmacêutica, nos três níveis de gestão do SUS (municipal, estadual e federal).
 
O sistema permite, entre outras funcionalidades, o controle de estoque, a rastreabilidade dos medicamentos distribuídos e dispensados, o agendamento das dispensações, o conhecimento do perfil de consumo, o acompanhamento do uso dos medicamentos e ainda a geração de dados para o desenvolvimento de indicadores de assistência farmacêutica para auxiliar no planejamento, avaliação e monitoramento das ações nessa área. Além disso, está integrado ao Cartão Nacional de Saúde e ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
 
Controle de medicamentos
De acordo com Wilson Coelho, do departamento de análise e administração estratégica de dados do Datasus, o BI permite ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) monitorar a utilização do Hórus e seu alcance dentro da rede de assistência farmacêutica, “trazendo inclusive subsídios para qualificar as estratégias que permitem e norteiam a implantação, ampliação e sua utilização”.
 
Atualmente são 1,2 mil usuários e a expectativa é que, em aproximadamente três anos, esse número alcance 15 mil, dependendo ou não da adesão dos municípios. O sistema é disponibilizado por adesão, sendo hoje utilizado por 1.022 municípios.
 
“A partir da liberação do acesso ao BI pelos municípios e estados, os gestores públicos podem analisar os dados inseridos no Hórus e tomar decisões que garantem a redução de custos, racionalidade no uso de medicamentos e melhorias nos processos de trabalho. Por meio do BI é possível, por exemplo, remanejar medicamentos que estão para vencer de um local para outro, evitando desperdícios e garantindo uma gestão mais aprimorada”, ressaltou em comunicado.
 
Além disso, também possibilita o acompanhamento da evolução do planejamento de custos dos municípios habilitados no Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS).
 
Antes da ferramenta de BI, o desenvolvimento e a disponibilização de um relatório para os solicitantes levava em média dois meses, sendo, agora, imediata essa construção. Alguns relatórios foram pré-formatados de acordo com a necessidade da esfera federal e outros com informações que são de uso comum.
 
O Datasus utiliza a plataforma de BI da Microstrategy desde 2010 em projetos como o Malária e Dengue, que acompanha o registro do número de notificações destas doenças no Brasil por meio de gráficos que informam os locais onde estão as principais epidemias; OuvidoriaSUS, responsável pelo monitoramento das reclamações, sugestões, entre outros tipos de disseminação de informação sobre o órgão público; Projeto Regulação, que monitora as marcações e execuções de consultas por procedimento, profissional e local a nível nacional; IES, que acompanha a logística dos insumos estratégicos do SUS e o SAMU, que analisa os chamados ao serviço SAMU e faz o monitoramento das ambulâncias.
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário