Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Conheça as fases do ciclo menstrual e saiba como evitar os incômodos

Conheça as fases do ciclo menstrual e saiba como evitar os incômodos Marin Conic/Deposit Photos
Cólicas podem fazer parte do ciclo menstrual feminino
Alteração de humor, sangramento e inchaço são mudanças que podem fazer parte do período
 
O ciclo menstrual da mulher geralmente acontece a cada 28 a 30 dias, sendo dividido em duas fases: a primeira, que vai até o 14º dia, e a segunda metade, que começa a contar a partir do 15º a 28º dias. É nesse período que as mulheres passam por diversas mudanças, como a alteração de humor, sangramento, inchaço, aumento da libido, sensibilidade dos seios e ainda têm que lidar com a chegada da tensão pré-menstrual (TPM), que atinge cerca de 80% das mulheres.
 
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, o ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação.
 
— A partir desse momento, o corpo da mulher vai passar por várias etapas. Na fase inicial acontece a produção de estrogênio pelo ovário. Depois, por volta do 14º dia, antes do início da próxima menstruação, ocorre a ovulação propriamente dita. E no segundo período tem início à fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea — explica.
 
O ciclo menstrual acontece geralmente entre 28 dias e nesse período a mulher pode sofrer diversas variações, desde depressão à euforia ou da ausência de apetite sexual a um aumento da libido.
 
— Estas mudanças acontecem devido às alterações principalmente de dois hormônios: os estrogênios e a progesterona — afirma a ginecologista.
 
Quem toma anticoncepcional pode não sentir todos os sintomas do ciclo menstrual devido a sua ação no organismo. Segundo Erica, a pílula bloqueia o funcionamento dos ovários e eles ficam em repouso, o que diminui as chances da mulher engravidar, além de inibir as alterações hormonais.
 
Conhecendo o corpo feminino
Para esclarecer as dúvidas sobre o ciclo menstrual, a ginecologista Erica Mantelli desvenda o que acontece com o corpo da mulher em cada fase e como aliviar os sintomas:
 
Primeira fase: preparo para o período fértil
É marcada por ocorrer duas semanas após o inicio da menstruação e também pelo desenvolvimento do óvulo que será liberado pelo ovário. Nessa fase o desenvolvimento do óvulo ocorre à secreção do estradiol, conhecido como o principal hormônio da mulher. A mulher pode sentir a sua vagina um pouco mais lubrificada e pode ter aumento da libido, de acordo com a ginecologista.
 
Segunda fase: período fértil e ovulação
O período fértil dura entre um ou dois dias antes e depois da ovulação. O dia da ovulação varia de mulher para mulher. É mais fácil ele ser calculado quando o ciclo menstrual é regular. Nessa fase as mulheres podem sentir alguns sintomas como o aumento da libido, lubrificação da vagina acompanhada de uma secreção. Algumas mulheres podem sentir dores na região pélvica, que ocorrem com a liberação do óvulo. Para amenizar esse incômodo pode ser utilizado analgésico, mas se a dor continuar, não hesite em procurar o ginecologista.
 
Terceira fase: período pós-ovulação
Essa fase corresponde à terceira semana do ciclo menstrual, sete dias após a ovulação. É muito comum a mulher sentir os seios sensíveis, notar um inchaço, obstipação (prisão do ventre) e cansaço. Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação balanceada e beba bastante líquido para se livrar desses sintomas.
 
Quarta fase: tensão pré-menstrual
Durante o ciclo menstrual é quase impossível escapar da tensão pré-menstrual. A TPM ocorre geralmente na quarta semana do ciclo menstrual e, nesse período, o nível de progesterona está altíssimo, contribuindo para os seus efeitos. Além dos outros sintomas da terceira fase, na quarta fase há uma piora de todos eles e a mulher ainda conta com a alteração de humor, tristeza, irritação, ansiedade, agressividade e felicidade. Segundo a ginecologista, o melhor a fazer nessa etapa é se cuidar até ela passar. Procure consumir alimentos saudáveis, evitar tomar café e bebidas alcoólicas, pratique exercícios e evite os exageros quando o assunto é chocolate.
 
Quinta fase: menstruação
Essa fase pode durar de dois a sete dias, dependendo do fluxo da mulher. A menstruação significa o fim de um ciclo e o começo de outro. Algumas mulheres sentem cólicas durante a menstruação e o volume grande de fluxo também pode incomodar. Nesse caso, analgésicos podem amenizar a cólica e, se o seu fluxo está muito intenso, procure um medico para que ele faça uma avaliação no útero ou colo. O volume aumentado de fluxo pode significar alterações hormonais, miomas ou pólipos.
 
O ciclo menstrual pode variar de 21 a 35 dias. Se a menstruação estiver irregular, com aumento do fluxo, presença de coágulos, cólicas intensas, menstruação com duração acima de sete dias e sintomas exacerbados de TPM, é necessário procurar o ginecologista o quanto antes, para investigar as causas da irregularidade e tratá-las.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário