Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Luz artificial de tablets pode estar atrapalhando nosso sono

Pesquisadores sugerem que livro impresso é a melhor opção para aqueles que gostam de ler antes de dormir
 
Rio - Ler em tablets à noite pode perturbar os padrões de sono por causa do tipo de luz que o dispositivo emite, disseram os cientistas. Os pesquisadores descobriram evidências que sugerem que o uso de iPads à noite pode suprimir a liberação do hormônio melatonina, que está envolvido na indução de sono, resultando na mudança do ritmo circadiano normal que controla o relógio biológico do corpo.
 
O estudo com 12 adultos por duas semanas comparou a leitura em um iPad ou em um livro impresso antes de deitar. Os níveis de melatonina de cada voluntário foram monitorados, além de seus padrões de sono e o quão estavam alertas de manhã.
 
Os participantes levaram quase 10 minutos a mais para adormecer e tinham uma quantidade significativamente menor de sono com sonhos, depois de um tablet com emissor de luz do que quando eles leram de um livro impresso, de acordo com o estudo na revista Proceedings, da Academia Nacional da Ciência.
 
“A nossa descoberta mais surpreendente foi que os indivíduos que utilizam o e-reader ficariam mais cansados e levarim mais tempo para ficar em alerta na manhã seguinte. Isto tem consequências reais para o funcionamento durante o dia, e esses efeitos podem ser piores do mundo real, em oposição ao ambiente controlado que usamos”, disse Anne-Marie Chang, da Universidade Estadual Penn.
 
“Os aparelhos eletrônicos emitem luz que é a luz enriquecida de curto comprimento de onda, que tem uma maior concentração de luz azul do que a luz natural. Isso é diferente de luz natural na composição, tendo um impacto maior sobre o sono e os ritmos circadianos”, disse o professor Chang.
 
“Vivemos em uma sociedade com restrição de sono, em geral. É importante estudar os efeitos do uso de dispositivos emissores de luz, especialmente antes de dormir, pois podem ter consequências para a saúde a mais longo prazo do que anteriormente considerado”, disse ela.
 
Os pesquisadores mediram a quantidade de brilho vindo de vários dispositivos, incluindo um iPad, iPhone, Kindle, Kindle Fire e Nook Colour. O e-reader Kindle não emite luz, enquanto o iPad, Kindle Fire e Nook Colour emitem quantidades semelhantes de luz. No entanto, o iPad é o mais brilhante dos dispositivos de medição.
 
Cada participante leu em um iPad antes de dormir por cinco noites seguidas, e fez o mesmo com um livro impresso. Foi determinado aleatoriamente se um participante leria primeiro em um livro impresso ou em um iPad - os resultados mostraram que a ordem não faz diferença. Os participantes puderam escolher o seu próprio material de leitura, desde que ele pudesse ser considerado leitura de “lazer”, não contendo quaisquer imagens ou quebra-cabeças, apenas texto.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário