Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Pessoas com pedra nos rins têm mais chance de desenvolver doenças cardiovasculares

Thinkstock: É importante evitar o excesso de vitamina C
 e optar por uma dieta rica em fibras e frutas
Estudo aponta que cálculos também podem se formar em veias e artérias 
 
Também conhecida como cálculo renal ou pedra nos rins, a litíase renal é uma doença muito comum, causada pela cristalização de sais minerais presentes na urina. Além de causar muita dor, novos estudos apontam que o problema está diretamente relacionado com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
 
De acordo um estudo discutido recentemente no Congresso Brasileiro de Nefrologia, a formação de cristais que acontece nos rins também pode ocorrer nas artérias coronarianas e intracranianas e causar calcificações nesses vasos.
 
Outras doenças, como a hipertensão arterial, o diabetes, a síndrome metabólica e a insuficiência renal crônica, que pode levar a perda dos rins, também são fatores de risco para pessoas com cálculo renal.
 
De acordo com Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), o primeiro passo para evitar que todos esses problemas se desenvolvam é ingerir água suficiente ― cerca de dois litros por dia ― para obter uma urina clara.
 
― À noite é mais comum formar o cálculo porque as pessoas seguram mais a urina ingere menos água, aumentando o acúmulo de cristais. Assim, é fundamental beber água também nesse período.
 
De acordo com o nefrologista, também é importante evitar o excesso de vitamina C e optar por uma dieta rica em fibras e frutas, principalmente as cítricas, como laranja e limão.
 
― Se já tiver apresentado o problema uma vez na vida, o melhor é procurar um médico e avaliar as funções metabólicas para ver se é necessário ou não abrir mão de algum medicamento.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário