Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 2 de abril de 2015

Histórico de depressão pode aumentar risco de diabetes gestacional, indica estudo

Foto: Reprodução
Segundo pesquisa norte americana, propensão a desenvolver a doença pode ser até 3,7 vezes maior
 
Mulheres que já tiveram depressão podem ter mais risco de desenvolver diabetes durante a gestação, de acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Obstetric, Gynecologic & Neonatal Nursing.
 
— As mulheres com histórico de depressão devem estar cientes de seu risco de desenvolver diabetes gestacional e levantar essa questão com seu médico. Os profissionais de saúde também devem conhecer essa condição e oferecer os cuidados adequados — disse Mary Byrn, coautora do estudo.
 
Os pesquisadores da Universidade de Loyola, nos Estados Unidos, mediram sintomas de depressão em 135 gestantes. Aquelas que apresentaram diabetes durante a gravidez eram 3,79 vezes mais propensas a sofrer de depressão.
 
Segundo os pesquisadores, a combinação de depressão e diabetes na gestação aumenta significativamente os riscos para a saúde da mãe e do bebê. As grávidas que estão deprimidas são mais propensas a apresentar comportamentos não saudáveis como uso de álcool, tabagismo e não cumprimento das visitas ao médico no pré-natal.
 
A relação entre diabetes e depressão é controversa, afirmam os autores. Inicialmente, acreditava-se que a depressão era mais comum em pessoas com diabetes por causa das exigências de conviver com uma doença crônica. Mais recentemente, os cientistas passaram a acreditar que ter depressão pode precipitar o aparecimento de diabetes tipo 2. Portanto, se a depressão está presente antes da gravidez, pode ser importante monitorar com mais atenção os riscos de diabetes na gestação.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário