Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Candidíase: sintomas, tratamentos e causas

Aproximadamente 75% das mulheres (ou seja, a maioria) teve ou vai ter no decorrer da vida a menos um episódio de vaginite, causada em 90% dos casos por um fungo chamado Candida Albicans
 
Outro dado que não podemos esquecer é a reincidência, ou seja, um posterior episódio infectivo se verifica em pelo menos 40-50% das mulheres.
 
O fungo Cândida albicans está normalmente presente em pequenas quantidades na flora vaginal junto com outras bactérias.
 
Candidíase
 
Sintomas
Os sintomas mais comuns da candidíase são secreções vaginais de cor branca acompanhada da sensação de coceira muitas vezes intensa seja a nível interno ou na parte exterior vaginal.
 
Causas
Esse “hóspede” em nosso corpo pode passar da forma latente a forma clínica quando encontra as condições favoráveis, entre elas:
 
- presença de açucares 
 
- falta de ar (região genital abafada e sem ventilação) 
 
- pouca defesa imunitária 

- após um tratamento com antibióticos, que irá matar as bactérias benignas deixando espaço para a Cândida albicans se desenvolver
 
Tratamentos
O tratamento para a candidíase se baseia na maioria dos casos no uso de medicamentos locais sob forma de aplicações e/ou banhos.

O cetoconazol, o fluconazol e o itraconazol são os medicamentos mais usados para tratar candidíase.

"A utilização desses medicamentos deve ser sempre receitada pelo seu médico ginecologista"

E nesse ponto é bom fazer uma observação: Receitas caseiras para tratar candidíase e/ou remédios que suas amigas usaram podem não funcionar para você, porque cada corpo responde diferente a um medicamento ou a tratamentos diferentes. Só o médico vai lhe indicar o tratamento mais indicado para tratar a candidíase.

Candidíase como prevenir

- Coma menos doces 

- Acrescente verduras e frutas à alimentação (para aumentar a imunidade do seu corpo, ou seja para o sistema de defesa natural do seu organismo ficar mais forte.) 

- Coma iogurtes e alimentos lácteos que contêm as bactérias "boas" que ajudam a combater a candidíase. 

- Evite calcinhas sintéticas, prefira as de algodão 

- Evite jeans muito apertados 

- Use saia mais vezes, para deixar as partes íntimas respirarem 

- Use sabonetes íntimos diariamente, mas não use grandes quantidades por vez. 

Importante!
Quanto antes a candidíase for tratada, mas sucesso você terá na cura da candidíase, então, não deixe de ir ao ginecologista quando notar alguma secreção vaginal estranha.

Texto de Renata Faria- Farmacêutica / Jornalista do site Saúde com Ciência

Saúde da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário