Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Inscrições abertas para cursos de atualização à distância em Saúde Mental, até dia 19 de janeiro

Estão abertas, até o dia 19 de janeiro, as inscrições para três cursos de atualização à distância em Saúde Mental. As ofertas são fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UNA-SUS/UFSC)
 
Essa é a terceira edição dos cursos de atualização, que tratam dos temas: Álcool e outras drogas, da coerção à coesão; Saúde Mental na Infância e Adolescência e Crise e Urgência em Saúde Mental. As inscrições deverão ser feitas pelo FormSUS, ao final da página. O candidato poderá se inscrever somente em um dos cursos por edição.
 
Álcool e outras drogas, da coerção à coesão
São três mil vagas, voltadas aos profissionais de saúde nível médio e superior que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), tendo como foco o trabalho interdisciplinar e intersetorial.
 
O curso possui sete módulos, que tratam dos seguintes temas: Drogas e sociedade; Políticas de Saúde Mental e Direitos Humanos; Atenção Psicossocial e Cuidado; Processo de trabalho nos serviços de atenção a usuários de álcool e outras drogas; Recursos e Estratégias do cuidado e singularidades do cuidado na RAPS.
 
Para mais informações, acesse a ementa do curso aqui.
 
Curso Saúde Mental da Infância e Adolescência
São 500 vagas para profissionais de saúde de nível superior que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O curso possui seis módulos, que incluem os temas: Política Nacional de Saúde Mental Infantojuvenil; As Políticas Públicas para infância e Adolescência: do menor ao sujeito de direitos; Atenção psicossocial na infância e adolescência; Atenção às crianças e adolescentes com autismo e suas famílias no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial; Atenção psicossocial e o Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas.
 
Para mais informações, acesse a ementa do curso aqui.
 
Curso Crise e Urgência em Saúde Mental
São mil vagas, voltadas a profissionais de saúde de nível superior que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O curso possui quatro módulos, que tratam dos temas: Fundamentos da atenção à crise e urgência em saúde mental; Organização da atenção psicossocial à crise em rede de cuidado e O cuidado às pessoas em situações de crise e urgência na perspectiva da atenção psicossocial.
 
Para mais informações, veja a ementa do curso aqui.
 
Orientações para inscrições
- Para fins de inscrição, são considerados pontos da RAPS: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i, CAPS Álcool e Drogas (AD), CAPS AD (Álcool e Drogas) II e CAPS (Álcool e Drogas) AD III; Consultório na Rua; Unidades Básicas de Saúde; NASF; Centros de Convivência e Cultura; SAMU; Sala de Estabilização; UPA 24 horas; Pronto socorro em Hospital Geral; Unidade de Acolhimento; Leitos de psiquiatria e saúde mental em Hospital Geral e Serviços Residenciais Terapêuticos.
 
- Para os cursos Saúde Mental na Infância e Adolescência e Crise e Urgência em Saúde Mental, haverá seleção dos candidatos após a inscrição prévia, na qual os critérios podem ser acessados aqui.
 
A lista com os candidatos selecionados será disponibilizada na página de inscrição do FormSUS e no portal da UNA-SUS/UFSC, a partir do dia 22 de janeiro.
 
- A matricula será posteriormente realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - via internet, sem necessidade de deslocamento do candidato selecionado. A UFSC fará contato com os candidatos selecionados através do e-mail cadastrado. (Lembre-se de usar o seu e-mail pessoal, não use o e-mail de seu local de trabalho ou e-mails institucionais, pois não serão aceitos e sua matrícula poderá não ser efetuada).
 
- O candidato poderá se inscrever somente em um dos cursos por edição.
 
- O TERMO DE COMPROMISSO (acesse aqui) deverá ser impresso, preenchido, assinado e carimbado pelo gestor (coordenador do estabelecimento de saúde, secretário Municipal ou Estadual de Saúde). Depois digitalizado (escaneado) para seu computador e salvo em um arquivo para ser anexado na última parte (item 15) do formulário de inscrição abaixo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário