Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia Internacional do Idoso: alimentação e exercícios físicos são essenciais para velhice saudável

Especialistas dá dicas de como organizar a rotina e adiar os efeitos do envelhecimento
 
Nesta quarta-feira (1) é celebrado o Dia Internacional do Idoso, data em que as atenções se voltam à saúde e ao bem-estar dessa parcela da população. Por isso, a especialista em nutriendocrinologia funcional e gerenciamento do envelhecimento Saudável Alice Amaral explica que alimentação saudável e a prática de atividade física são essenciais para reduzir a intensidade do processo de envelhecimento do organismo.
 
Veja como a seguir!
De acordo com Alice, determinados alimentos aumentam a formação de radicais livres, levando ao envelhecimento precoce e a possíveis doenças.

― Está enganado quem pensa que pode comer qualquer coisa no decorrer da vida e não pagar um preço alto. Diversas doenças que se manifestam na terceira idade, começam na infância.
 
Alice indica que seja feito um planejamento das refeições, junto ao médico, e adoção de algumas medidas para manter a alimentação balanceada e vida saudável nesta fase. 

―  Frituras, produtos industrializados, como doces, biscoitos, bolachas ou de fácil preparo, devem estar fora do cardápio.

Segundo a especialista, a alimentação saudável deve estar sempre aliada à prática de exercícios físicos.
 
Com o passar dos anos, o organismo do ser humano começa a apresentar mudanças, de forma natural. Por isso, a médica explica que o envelhecimento saudável deve ser uma preocupação não apenas de quem é idoso, mas também do adulto jovem.

― Começamos a envelhecer desde o dia em que nascemos. Mais importante do que viver muito, é viver com qualidade. A velhice será o reflexo de como cuidamos de nosso corpo no decorrer dos anos.
 
A nutróloga diz que, em geral, a pessoa idosa tende a perder o apetite por não possuir o mesmo paladar e olfato, o que pode levar a falta de nutrientes adequados para o bom funcionamento corporal. 

― O sistema digestório sofre alterações importantes, como atrofia das papilas gustativas, responsáveis pelo paladar, aumento do tempo de esvaziamento do estômago, redução da função pancreática e do fluxo sanguíneo hepático. Tudo isso pode levar ao aparecimento de doenças como diabetes, gastrite, hipertensão arterial, gota e aumento do colesterol e triglicerídeos. Para melhor digestão dos alimentos, recomendo pequenas refeições e quanto mais a pessoa fracionar o consumo diário, melhores serão os resultados.
 
Para auxiliar na criação de uma alimentação e rotina de exercícios saudáveis, a especialista listou dez passos para ter uma vida saudável na terceira idade.
 
Veja:

― Consuma peixes, de preferência de água salgada, pelo menos duas vezes na semana;

― Corte os alimentos em pedaços pequenos;

― Substitua o leite de vaca por leite de coco, de amêndoas, de linhaça, de arroz integral ou de quinoa;

― Use pães sem glúten e arroz integral; consuma bastantes frutas, legumes e verduras;

― Coma de três em três horas;

― Use açafrão e ervas finas para temperar os alimentos

―Adote a ingestão de água de coco, pelo menos uma parte do dia. Além de ser rica em minerais importantes para bom funcionamento do organismo, como sódio, potássio, cálcio e magnésio, ela substitui parte da ingestão diária de água, diminuindo assim nossa ingestão de flúor;

― Coma muitos alimentos ricos em fibra. Esse consumo contribui para o bom funcionamento do intestino;

― Use o azeite de oliva extra virgem, mas tem que ser em garrafa de vidro (tendo 0,1 de acidez). A acidez está diretamente ligada à qualidade da azeitona, maneira como foi tratada e conservada, quanto mais baixa a acidez, melhor a qualidade. E tem que ser em vidro, por ser isolante térmico, proteger contra umidade, e escuro para impedir a passagem de luz evitando a oxidação.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário