Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que o resveratrol, um antioxidante derivado da uva e encontrado no vinho, inibe o crescimento das bactérias que causam acne. O estudo foi publicado pela revista Dermatology and Therapy.
A equipe também afirma que a combinar resveratrol com um medicamento acne comum pode melhorar a capacidade do remédio.
Resveratrol é a mesma substância que faz com que alguns médicos recomendem a ingestão de vinho tinto para melhorar a saúde cardíaca. O anti-oxidante interrompe a formação de radicais livres que provocam danos nos tecidos e células.
— Inicialmente, pensamos que as ações dos dois compostos seriam opostas e que a associação deles cancelassem o efeito do outro. Mas não. Este estudo demonstra que a combinação de um oxidante (presente no remédio) e um antioxidante (contido no vinho) pode combater a atividade de bactérias — disse Emma Taylor, autora do estudo.
A equipe cultivou colônias de bactérias que causam acne e, em seguida, adicionou várias concentrações de resveratrol e peróxido de benzoíla (composto dos medicamentos contra acne) isoladamente e em conjunto. Os pesquisadores monitoraram o crescimento e o combate bacteriano por dez dias.
Eles descobriram que o peróxido de benzoílo foi capaz de matar as bactérias inicialmente a todos os níveis de concentração, mas o efeito foi de curta duração e não durou mais de 24 horas.
O resveratrol não tem uma forte capacidade de combate, mas pode inibir o crescimento de bactérias durante um longo período de tempo. Combinados, os dois compostos foram mais eficazes na redução das bactérias.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário