Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 28 de agosto de 2012

Remoção total do rim aumenta risco de disfunção sexual em homens

Cirurgia total pode impactar negativamente a função erétil enquanto a remoção parcial do órgão pode proteger a função sexual

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram, pela primeira vez, uma ligação entre a remoção total do rim (nefrectomia) e a disfunção erétil.

A pesquisa sugere que a cirurgia para a remoção do rim pode impactar negativamente a função erétil enquanto a remoção parcial do órgão pode proteger a função sexual.

A equipe de pesquisa avaliou dois grupos de homens, totalizando 432 pacientes, que foram submetidos a cirurgia para carcinoma de células renais. Um grupo foi submetido a remoção completa do rim, enquanto o outro removeram apenas uma parte do rim.

A função sexual foi medida no pré e pós-operatório por meio de um questionário de saúde sexual conhecido como o Índice Internacional de Função Erétil.

"O que estamos vendo é um efeito dramático. Aproximadamente seis anos após a cirurgia, os pacientes que tiveram uma nefrectomia total tinham 3,5 vezes mais chances de desenvolver disfunção erétil em comparação com aqueles que tiveram remoção parcial", afirma o pesquisador Ithaar Derweesh.

Pesquisas anteriores mostraram que a remoção renal total também pode aumentar o risco de doenças metabólicas e diminuir significativamente a qualidade de vida.

Segundo os pesquisadores, é necessária mais investigação para prevenir a disfunção erétil em pacientes e prever sua ocorrência potencial.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário