Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Problemas de pele podem afetar mulheres durante a gestação

Problemas de pele podem afetar mulheres durante a gestação Jose Torres/Stock.xchng
A tendência é que a pele retorne ao normal no pós-parto
Apesar de precisarem de cuidados especiais, alterações não representam riscos
 
A gravidez se traduz como um momento especial para muitas famílias e futuras mães, no entanto a gestação traz também mudanças no corpo que exigem cuidados especiais com a saúde. Segundo a dermatologista Helua Mussa Gazi, existem problemas de pele específicos que afetam mulheres gestantes.
 
— Isto porque este é um período em que o corpo passa por fortes alterações hormonais e quem sofre com isso é a pele — afirma.
 
Entre os problemas mais comuns estão a hiperpigmentação, aumento de pelos, excesso de oleosidade, aparecimento de estrias, varizes, alteração na cor das gengivas e enfraquecimento das unhas.
 
Muitas mulheres estranham o escurecimento dos mamilos, o aparecimento de manchas no rosto ou em algumas regiões do corpo como o interior da coxa, o abdome, entre outra. De acordo com Helua, este é um fenômeno absolutamente comum que acontece devido ao aumento dos hormônios que estimulam a produção de melanina.
 
O aumento de pelos na parturiente é outra preocupação comum. O chamado hirsutismo normalmente se dá no rosto — mas também pode ser percebido em outras partes do corpo como braços e pernas — e costuma regredir depois de seis meses do nascimento, segundo a dermatologista.
 
Mudanças nos cabelos também podem acontecer, geralmente durante a gestação, devido aos elevados níveis do hormônio estrógeno,, o período de crescimento dos fios fica prologando.
 
— No entanto, após o nascimento do neném é comum o efluvio telogeno, ou seja, uma queda de cabelo programada, que ocorre cerca de três meses após o parto — alerta Helua.
 
A pele pode se tornar um pouco mais oleosa, o que favorece o aparecimento de espinhas, mas a tendência é que retorne ao normal no pós-parto.
 
Estrias e varizes
Talvez uma das principais preocupações seja a formação de estrias e varizes no período da gestação. São duas coisas de origem diferente, mas que incomodam igualmente, pois deixam marcas desagradáveis nos seios, na barriga e nas pernas.
 
As estrias em geral aparecem no segundo trimestre e são consequência do ganho de peso e da sobrecarga na elasticidade da pele nesse período. Elas continuem após o parto, e segundo a especialista, quanto mais precoce for indicado o processo de tratamento das estrias — quando ainda estão avermelhadas ou arroxeadas — melhor será o resultado. Massagens com cremes e óleos ajudam a evitar o aparecimento das estrias. Helua lembra que as estrias também tem fator genético.
 
Já as varizes, se formam por conta do aumento da quantidade de sangue que corre nas veias e também pelo aumento e peso no abdômen. Os tratamentos mais eficazes e seguros para eliminação das varizes devem ser realizados após o término da gestação.
 
São todos problemas usuais na gestação e que não exigem pânico. O importante é cuidar da saúde e da alimentação, fazer massagens e curtir o bebê que vai chegar.
 
— Lembre-se que seu corpo está passando por mudanças para receber essa nova vida e por isso essas e outras alterações podem ser sentidas. Cuide-se — avisa Helua.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário