Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Diário emocional após separação pode não fazer bem

Em alguns casos, superar uma separação ou um divórcio pode exigir ajuda especializada, e, durante o tratamento, alguns terapeutas sugerem que os pacientes façam um diário no qual registrem todas as emoções negativas no período pós-separação.
 
Contudo, estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que indivíduos recém-divorciados ou recém-separados que fizeram um diário de suas emoções não apenas aprofundaram as sensações negativas como ampliaram a duração do estresse em meses após a separação.
 
A descoberta surpreendeu os pesquisadores que comparavam dois estilos diferentes de escrever o diário a fim de descobrir qual oferecia melhores resultados. O estudo mostrou que escrever diários emocionais pós-separação não só não apresentava a eficácia esperada, como podia ser prejudicial para pacientes que procuram explicações para o fracasso do relacionamento.
 
Os pesquisadores montaram três grupos: o primeiro, cujos participantes escreveram sobre seus sentimentos sobre sua relação através da escrita expressiva tradicional, expondo seus sentimentos; o segundo onde a escrita foi de forma estruturada, como uma narrativa com começo, meio e fim; e o terceiro que foi instruído a simplesmente manter um diário de atividade básicas do dia-a-dia, sem escrever sobre emoções ou opiniões.
 
Os resultados sugerem que a escrita expressiva pode prejudicar a recuperação emocional de algumas pessoas, especialmente daquelas com características de remoer os acontecimentos passados. Por outro lado, a escrita não-expressiva de controle pode ser uma intervenção mais eficaz.
 
Os pesquisadores sugerem que, para essas pessoas, o ideal é evitar pensar sobre os acontecimentos e distrair-se com outras coisas.
 
Fonte: Diário da Saúde, 04 de dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário