Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Protocolos, aliados à logística, aumentam a eficiência do uso de insumos de saúde

Protocolos, aliados à logística, aumentam a eficiência do uso de insumos de saúdeEstudos apontam que aproximadamente 30% do que é adquirido pelos hospitais é desperdiçado por mau uso e falta de gestão do fluxo de materiais

Por Mayuli Fonseca
 
Procedimentos cirúrgicos onerosos para o setor de saúde estão cada vez mais imersos dentro de protocolos estrategicamente desenhados para garantir não somente a segurança do paciente, como também a eficiência financeira do setor. Um estudo da consultoria Bain & Co. registra que cerca de 30% do que é adquirido pelos hospitais é desperdiçado por mau uso, evasão, avaria ou prazo de validade vencido. Por isso, a adoção de kits cirúrgicos tem contribuído diretamente para melhorar o desempenho das instituições de saúde.
 
Em São Paulo, o HCor, por exemplo, desenvolveu um software capaz de realizar o protocolo da cirurgia segura de forma digital. Totalmente integrado com a área assistencial, o software dá acesso direto a informações do procedimento a ser realizado, exames e dados do paciente. Além da identificação da equipe médica, o sistema traz informações como kits cirúrgicos por especialidade.
 
Esse tipo de solução, que consegue munir o hospital com informações e ferramentas de controle, o que traz expressivos impactos financeiros, como aumento no número de procedimentos, já que os processos se tornam mais eficientes, e redução de custos com suprimentos.
 
A padronização do uso de insumos por meio de protocolos impacta diretamente, portanto, na eficiência logística da instituição. Para isso, porém, é preciso que as equipes médicas, de suprimentos, de enfermagem e os prestadores de serviço de logística hospitalar estejam bem alinhados, para que os kits estejam realmente de acordo com os protocolos e necessidades de cada atendimento.
 
No dia a dia de um hospital que tenha adotado essa estratégia, os kits são preparados diariamente de acordo com o mapa cirúrgico enviado à farmácia e são enviados já com o nome dos pacientes aos quais se destinam. No final da cirurgia, o kit é devolvido à farmácia, os produtos que foram utilizados são baixados do estoque e, seu consumo, atribuído ao paciente. Os produtos não utilizados dão reentrada no sistema e ficam disponíveis para uso novamente.
 
Com isso, concluímos que os benefícios estão não só no aperfeiçoamento do controle da compra, estoque e distribuição de materiais no hospital, mas também na priorização e direcionamento dos recursos disponíveis.
 
Saúde Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário