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segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Software desenvolvido para tablets auxilia alfabetização infantil de autistas

Tartaruga Lina
Tartaruga Lina é personagem que faz a comunicação com as crianças estimulando a realização de várias tarefas
 
Métodos de aprendizagem tradicionais junto com as técnicas utilizadas com crianças autistas, resultaram em um software para tablets e notebooks que auxilia no processo de alfabetização dessas crianças. O produto surgiu de pesquisas realizadas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no projeto intitulado Lina Educa.
 
Iniciado em 2007 e após um período de paralisação, os estudos foram retomados pela designer gráfico Aline Neves no ano passado com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
 
O sistema desenvolvido consiste em apoiar o ensino da alfabetização utilizando os métodos Teach e de Relações de Comportamento para organizar uma agenda diária para a criança e auxiliá-la na realização das atividades, afirma a doutora em Engenharia de Produção e professora da Ufam, Claudete Barbosa Ruschival.
 
" Se não determinarmos uma rotina diária para a criança autista, ela não consegue se organizar. O software trabalha isso, a percepção, a generalização e organização das atividades educacionais e da rotina em família, como ir à casa de familiares, escovar os dentes, tomar banho e ir ao terapeuta" , disse a pesquisadora.
 
Ruschival esclareceu que para organizar a vida da criança em uma agenda diária e fazê-la sentir-se participante de todo o processo, são trabalhadas imagens, com ilustrações ou fotos.
 
Tartaruga Lina
A criança autista utiliza o software 'guiada' pela tartaruga Lina, personagem desenvolvida pelos pesquisadores que participam do projeto. " Trabalhamos com apoio do Instituto Autismo no Amazonas, que tem nos dado um feed-back de todas as ações. Tínhamos um conceito e uma noção de algumas atividades, mas que tiveram de ser completamente alteradas para que beneficiasse verdadeiramente as crianças com autismo" , explicou a pesquisadora.
 
No software, a criança pode visualizar sua agenda de atividades diária e da semana, além de também permitir o acompanhamento das atividades por terapeutas, profissionais de educação especial e por familiares.
 
A pesquisadora disse que todas as atividades serão compostas por testes e que após a criança desenvolver as atividades ela terá de fazer um teste para avançar para outro nível.
 
" A criança verificou na agenda que é a hora de escovar os dentes. O software mostra a ela, por meio de fotos - inseridas pela família - ou por ilustrações, como ela deve desenvolver essa atividade. Depois disso, ela fará um teste no softaware e passará para a próxima atividade da rotina, que pode ser ir ao terapeuta ou ir à casa da avó" , explicou.
 
Segundo a cientista, o desenvolvimento do software foi baseado nos critérios de usuabilidade, interação e limitações de crianças autistas. Assim, o programa emite um relatório mensal de todas as atividades desenvolvidas pela criança que servirá para os pais, educadores e para o acompanhamento terapêutico.
 
Com informações da Fapeam
 
Por isaude.net

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